O programa de saúde mental do professor foi criado pelo Dr. Lincoln Andrade para atender a crescente necessidade de atenção especializada em saúde mental para os professores.

Atualmente os dados estatísticos sobre estresse e adoecimento mental no trabalho docente, assim como afastamento por doença mental no exercício da atividade, são alarmantes.

Os motivos incluem sobrecarga crescente de atividades, falta de segurança, falta de estrutura de trabalho, convívio com alunos em situação de risco social elevado (pobreza, desnutrição, violência), precarização do trabalho, baixa remuneração, perda de benefícios, desvalorização da importância do professor em nossa sociedade, falta de perspectiva de crescimento profissional, entre outros fatores. Conflitos sociais e familiares dos alunos tem reflexo tanto sobre a escola como sobre os professores. Todos os fatores acima relacionados tendem a gerar estresse ocupacional elevado.

Patologias como depressão, ansiedade e síndrome do pânico são frequentes entre professores, assim como a síndrome do esgotamento profissional (síndrome de Burnout). A quantidade de professores em tratamento psiquiátrico ou afastados do trabalho devido às doenças mentais é algo muito preocupante.

Devido a essa triste realidade e à necessidade urgente de ações tanto preventivas quanto de tratamento para os profissionais da educação pública, Dr. Lincoln criou o programa de saúde mental do professor.

O programa de saúde mental do professor oferece atendimento psiquiátrico e psicológico de qualidade aos docentes, mas o cerne do programa é o treinamento em controle do estresse e relaxamento profundo, com foco tanto na prevenção do estresse e do adoecimento no exercício da ocupação, como no tratamento daqueles que já se encontram em sofrimento mental.  O estresse elevado não afeta somente a saúde física e mental, mas também prejudica o relacionamento conjugal e com os filhos, a vida sexual, a disposição para o lazer e para atividade física, além de facilitar o ganho de peso.

PARA CONHECER O PREGRAMA DE RELAXAMENTO PROFUNDO clique aqui

Dr. Lincoln tem 12 anos de experiência em saúde mental ocupacional e larga experiência no atendimento de professores. Por isso acha importante cuidar da pessoa do professor, o que vai além do atendimento de consultas e do tratamento medicamentoso e psicológico.

Nosso trabalho no programa começa pelo respeito aos professores, que são parte fundamental da construção do futuro das nossas crianças e do nosso país.

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo HC/USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico, e o centro de relaxamento profundo. Tem 12 anos de experiência em psiquiatria do trabalho.

Agendamento de consultas pelo telefone/whatsapp: (41) 996437333.

“Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado, ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba.”

Artigos sobre saúde mental do professor

como-lidar-com-a-raiva_dr-lincoln-andrade

Como lidar com a raiva

A raiva talvez seja a mais dramática e perigosa das emoções humanas, pois tem potencial para causar grandes danos. Quando você a sente frequentemente e

Saiba mais