fbpx Você sofre de sensibilidade à ansiedade? - Dr. Lincoln Andrade - Psiquiatra em Curitiba

Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

tratamento-do-estresse-e-ansiedade-em-curitiba

Você sofre de sensibilidade à ansiedade?

Sensibilidade à ansiedade (SA) se refere ao medo de sensações físicas (corporais) relacionadas à ansiedade. É uma espécie de crença de que consequências físicas, psíquicas ou sociais negativas podem resultar dos sintomas da ansiedade.

Caso você sofra de um transtorno de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade de doença ou transtorno de pânico, você provavelmente sofre de sensibilidade à ansiedade  alta. Neste caso, pode interpretar uma dor no peito como sinal de provável ataque cardíaco, reagindo com intensa ansiedade, enquanto uma pessoa com baixa SA poderia interpretar como apenas uma dor muscular, reagindo sem qualquer preocupação.

O exemplo acima demonstra que pessoas com SA alta avaliam os sintomas da ansiedade como indicativos de que podem estar diante de uma situação de alto risco para graves prejuízos, como infarto agudo do miocárdio, ansiedade insuportável ou mesmo levar ao enlouquecimento. Trata-se de uma vivência de medo amplificado diante da vivências de sintomas de ansiedade.

Portanto, em última análise a sensibilidade à ansiedade é uma forma de distorção da interpretação do significado dos sintomas físicos gerados por estados de ansiedade. Ela tem diferentes níveis de intensidade e conduz rapidamente ao medo e à insegurança física. Devido a sua importância na gênese dos  transtornos de ansiedade, a redução ou eliminação da SA é um dos focos centrais do tratamento de pessoas ansiosas.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade*

Permitida a reprodução e divulgação. Pedimos a gentileza de identificar a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP-USP), especializado no atendimento de pacientes em crise emocional, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico e da ansiedade grave. Dr. Lincoln também mantém um canal no youtube, a Escola de saúde mental, para o ensino gratuito sobre saúde mental e qualidade de vida. Em 2022 iniciou as atividades da Escola de Desenvolvimento Pessoal Dr. Lincoln Cesar Andrade.

Atendimento presencial, domiciliar e por telemedicina (para todo Brasil). Agendamento de consultas pelo fone: (41) 996437333.

Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento de estresse, ansiedade, pânico e crises emocionais em Curitiba.