fbpx Vulnerabilidade psicológica, insegurança e ansiedade - Dr. Lincoln Andrade - Psiquiatra em Curitiba

Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

tratamento-do-estresse-e-ansiedade-em-curitiba

Vulnerabilidade psicológica, insegurança e ansiedade

Vulnerabilidade psicológica pode ser definida como uma incapacidade crônica de lidar com eventos de vida negativos, tidos pela pessoa vulnerável psicológicamente como incontroláveis e/ou imprevisíveis.

Trata-se de uma insegurança duradoura e antecipada quanto a não possuir o controle pessoal necessário para lidar com eventos de vida aversivos e/ou temidos.  Esse medo da perda de controle é um aspecto chave de muitos estados de ansiedade. A crença da pessoa vulnerável é de que eventos ameaçadores ocorrem de um modo inesperado, imprevisível e desproporcional, sem que haja recursos pessoais suficientes para enfrentamento eficaz dos mesmos.

Uma vez que pessoas ansiosas tendem a superestimar a probabilidade e a intensidade de perigos e ameaças, e a se sentir incapazes de exercer  controle sobre o que acontece com elas, certas situações que outras pessoas enfrentam sem sofrimento psicológico podem causar agitação mental, angústia, desespero e até pânico entre ansiosos.

Em resumo, pessoas ansiosas tendem a se sentir fracos, vulneráveis, impotentes e incapazes quando sentem ansiedade e medo.

Portanto, fortalecer as crenças de controle pessoal e de capacidade de enfrentamento das adversidades é um aspecto central do tratamento da ansiedade, assim como  melhorar o repertório de recursos de enfrentamento. E eliminar as crenças de impotência  é tão importante quanto eliminar o erro de julgamento  de pessoas ansiosas quanto a possibilidade de ocorrência de eventos futuros catastróficos.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade*

Permitida a reprodução e divulgação. Pedimos a gentileza de identificar a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP-USP), especializado no atendimento de pacientes em crise emocional, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico e da ansiedade grave. Dr. Lincoln também mantém um canal no youtube, a Escola de saúde mental, para o ensino gratuito sobre saúde mental e qualidade de vida. Em 2022 iniciou as atividades da Escola de Desenvolvimento Pessoal Dr. Lincoln Cesar Andrade.

Atendimento presencial, domiciliar e por telemedicina (para todo Brasil). Agendamento de consultas pelo fone: (41) 996437333.

Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento de estresse, ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba.