Olá! Acabei de receber um novo morador, agora, nesse instante mesmo, como acontece todos os dias aqui. Ele chegou acompanhado de muita gente, mas está sozinho agora. Aliás, do mesmo modo que veio ao mundo, sozinho…
Aqui recebo gente muito pobre e gente muito rica, gente de ambos os sexos, de qualquer religião ou etnia. Não tenho preconceitos. Ouvi dizer que alguns que aqui chegam acreditavam que caixão tem gavetas. Garanto a vocês que não tem, podem acreditar em mim. De morte eu entendo bem!
Aqui não há estresse, só descanso. Aqui os moradores que passaram a vida correndo atrás de dinheiro, fama e fortuna, mas não viram os filhos crescer e não alimentaram seus laços afetivos, podem descansar em paz, pois tem a eternidade para isso.
Neste campo santo também reside quem achou que viveria para sempre, assim como quem viveu a vida “como se não houvesse amanhã”. Radicais de esquerda e direita convivem tranquilamente, lado a lado, cada qual em sua moradia, assim como arrogantes e humildes.
Aqui neste lugar de paz vem também muita gente que ainda vive. Essas pessoas vêm durante o dia para orar, se acalmar, fugir do estresse ou chorar junto à lápide de seu ente querido. As vezes ainda me emociono com os comentários que fazem. Falam sempre sobre os filhos que ficaram, os pais, os netos, os avós, o cachorrinho, o amor. Falam sobre o tempo que poderiam ter passado juntos, mas que desperdiçaram com coisas irrelevantes. Dizem que dariam tudo que têm por somente mais um dia reunidos na mesa do jantar.
Curiosamente, nunca falam sobre trabalho, dinheiro, posição social, nem falam mal do vizinho. Digo, curiosamente, porque me parece que foi com isso que gastaram seu tempo quando estavam todos vivos. Usaram seu precioso tempo para ganhar mais dinheiro do que precisavam, e depois gastaram esse dinheiro tentando comprar o tempo perdido. Pelo que consigo entender, parece que chamavam isso de “a busca da felicidade”. São realmente muito estranhos esses humanos…
Bem, gostaria de continuar, visto que tenho muito a dizer, mas preciso encerrar essa mensagem…Tem morador novo chegando. Sempre tem… Deixo então meu “até breve”. Estarei aqui esperando por você. Tenho todo o tempo do mundo para isso…
Ah, um último comentário: E você, o que tem feito do seu tempo e da sua vida para ser feliz? Acho melhor usar um pouco do seu precioso tempo para pensar nisso agora, antes de vir morar aqui…
Artigo de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade*
*Permitida a reprodução e divulgação, desde que citada a fonte (Autor e site)
Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP-USP), especializado no atendimento de pacientes em crise emocional, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico e da ansiedade grave. Dr. Lincoln também mantém um canal no youtube, a Escola de saúde mental, para o ensino gratuito sobre saúde mental e qualidade de vida. Em 2022 iniciou as atividades da Escola de Desenvolvimento Pessoal Dr. Lincoln Cesar Andrade.
Atendimento presencial, domiciliar e por telemedicina (para todo Brasil). Agendamento de consultas pelo fone: (41) 996437333.
Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento de estresse, ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba.