fbpx Controlar a ansiedade e o pânico não é igual a se sentir relaxado! - Dr. Lincoln Andrade - Psiquiatra em Curitiba

Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

tratamento-do-estresse-e-ansiedade-em-curitiba

Controlar a ansiedade e o pânico não é igual a se sentir relaxado!

Pessoas ansiosas e que sofrem com crises de pânico frequentemente tem a ideia errônea de que aprender a relaxar é a solução para seu sofrimento. Infelizmente isso não passa de um engano. A solução definitiva para pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade e pânico é aprender a controlar o medo e tolerar os sintomas corporais e psicológicos ligados aos estados de ansiedade e pânico. Isso pode parecer contraditório, paradoxal, porém é a mais pura verdade. Então vamos entender isso melhor agora mesmo.

Certamente que pessoas ansiosas são tensas, com dificuldade as vezes enormes para conseguir relaxar. E certamente o estado de relaxamento faz bem para a saúde física e emocional de qualquer pessoa que precisa relaxar. Mas acontece que estar relaxado não impede você de sofrer uma crise de pânico inesperada, não impede você de sentir medo diante de um estímulo preocupante e nem de sentir ansiedade diante de certas situações.

Por isso que o controle definitivo de transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), Transtorno de ansiedade social, ansiedade de doença ou transtorno de Pânico acontece quando você aprende a controlar o medo de sentir medo e os sintomas da ansiedade e do pânico. E controlar o medo não é relaxar, mas sim aprender como lidar com seus medos e como ter coragem para receber e não se deixar abater pelas crises de ansiedade e pânico.

Dito de outro modo, o controle é feito pelo uso do razão e do controle psicológico, e não através de técnicas de relaxamento. No tratamento correto o relaxamento é uma consequência do controle da ansiedade.

Muitas pessoas acham que desenvolver esse controle é impossível para elas, e assim nem se permitem tentar, o que mantém a ansiedade e o pânico na dependência somente de medicamentos.

Sou médico psiquiatra e tenho plena clareza do benefício imenso que os medicamentos proporcionam aos meus pacientes, mas a liberdade de não depender exclusivamente de medicamentos está ao alcance de quem pelo menos tenta enfrentar seus medos. Aprender a dominar seus medos e ansiedades leva ao enfraquecimento progressivo dos sintomas e ensina como lidar bem com eles quando e se reaparecem.

Em minha clínica ofereço aos pacientes tanto o tratamento farmacológico como cursos e treinamento para o controle definitivo do medo de sentir medo, da ansiedade e do pânico. O trabalho em grupo facilita o enfrentamento da ansiedade, do medo e do pânico, e aumenta a motivação para a liberdade mental.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade*

Permitida a reprodução e divulgação. Pedimos a gentileza de identificar a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP-USP), especializado no atendimento de pacientes em crise emocional, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico e da ansiedade grave. Dr. Lincoln também mantém um canal no youtube, a Escola de saúde mental, para o ensino gratuito sobre saúde mental e qualidade de vida. Em 2022 iniciou as atividades da Escola de Desenvolvimento Pessoal Dr. Lincoln Cesar Andrade.

Atendimento presencial, domiciliar e por telemedicina (para todo Brasil). Agendamento de consultas pelo fone: (41) 996437333.

Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento de estresse, ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba.