fbpx

A importância da atividade física no tratamento do transtorno de pânico

A atividade física aeróbica é considerada uma forma de adjuvante importante no tratamento do transtorno de pânico.

Muitas pessoas que sofrem de transtorno de pânico temem a atividade física devido a ativação do sistema nervoso produzida pelos exercícios físicos. A ativação do sistema cardiovascular gera sinais corporais comuns de resposta física ao esforço, como taquicardia e aumento da frequência respiratória. Muitos desses sinais são  semelhantes a sintomas que surgem como parte de uma crise de pânico, razão do medo de que a atividade física aeróbica possa desencadear crises de pânico.

Os sinais de ativação do sistema nervoso pelo exercício físico fazem com que muitas pessoas evitem a atividade física ou esforços físicos maiores, levando ao sedentarismo. O problema é que pessoas sedentárias ficam sujeitas a ativação mais intensa do sistema cardiovascular quando fazem esforços físicos, e justamente por isso são mais sensíveis a esses sinais, o que inibe ainda mais a prática de exercícios aeróbicos.

Pessoas que fazem exercícios físicos regularmente tem um melhor funcionamento do sistema cardiovascular e são menos sensíveis aos sinais normais da ativação do sistema nervoso. A exposição frequente à ativação cardiovascular pelo exercício físico acaba diminuindo a sensibilidade à ansiedade apresentada pela pessoas que sofrem de transtorno de pânico, pois essas pessoas passam a entender na prática o funcionamento do sistema cardiovascular e a discriminar melhor sintomas de pânico de sinais comuns e benignos de ativação cardiovascular.

Finalmente, a atividade física tem demonstrado nas pesquisas ter ação antipânico aguda em pacientes com transtorno de pânico.

Uma última e importante observação: pessoas com transtorno de pânico associado a doenças cardíacas ou outras doenças (cuja ativação do sistema cardiovascular possa vir a desestabilizar a doença clínica de base) devem fazer atividade física supervisionada por profissional com conhecimento adequado grande experiência na área.

Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade*

Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln Cesar Andrade é médico psiquiatra especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade, medo e pânico em Curitiba-PR. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 96547333.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário