Transtorno de Ansiedade generalizada

O que é Transtorno de ansiedade generalizada?

A preocupação constante com tudo e com todos, familiares e situações de todo tipo, e a incapacidade de relaxamento, é chamada de Transtorno de Ansiedade generalizada (TAG), afetando parte significativa da população. Trata-se daquela situação em que a pessoa está continuamente preocupada, em que as preocupações se alternam e se sucedem, nunca dando trégua à pessoa acometida.

O TAG é grave?

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) causa grande sofrimento e desgaste emocional contínuo, angústia, inquietação, perda de energia, cansaço, dificuldade para dormir e muitos outros sintomas, inclusive físicos, como dor de cabeça, insônia, problemas digestivos, taquicardia, ´dificuldade para respirar, etc.

Não é comum as pessoas se preocuparem com alguma coisa?

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) não deve ser confundido com preocupações comuns da vida de todas as pessoas. O TAG costuma ter início cedo na vida, o que leva a pessoa que sofre a pensar que todas as pessoas são assim, ou que as pessoas não se preocupam o suficiente umas com as outras e com a vida. Trata-se de alternar preocupações ou ter preocupações diversas associadas, de modo persistente e com grande sofrimento. Por se tratar de condição persistente deve ser foco de tratamento, pois costuma “passar ” dos pais para os filhos, como uma herança negativa e prejudicial.

Qual a causa do TAG?

Pessoas muito ansiosas tem fatores genéticos associados, mas no caso do TAG existe frequentemente uma espécie de “hereditariedade ambiental, ou seja, frequentemente pessoas com TAG são filhos de pais com TAG.

O Transtorno de ansiedade generalizada é fácil de diagnosticar?

Frequentemente o paciente com TAG não é corretamente diagnosticado, pois costuma comparecer à consultas médicas com queixas físicas. Caso o médico esqueça de investigar a funcionamento psicológico do paciente acaba não percebendo o transtorno de ansiedade generalizada.

Qual é o tratamento do TAG?

O tratamento envolve psicoterapia cognitiva para controle dos pensamentos preocupantes, técnicas de relaxamento físico e mental e psicofármacos, este último pelo menos no início do tratamento.

Texto do Dr. Lincoln C. Andrade.
Permitida reprodução desde que citada a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica  pelo HC/RP-USP, especializado no atendimento de pacientes em crises emocionais, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

 "Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de tratamento da crise emocional em Curitiba."

*A clínica Dr. Lincoln Andrade não se destina ao atendimento de pacientes muito agitados, agressivos ou intoxicados por álcool ou drogas, que devem ser atendidos em  pronto-atendimento psiquiátrico hospitalar.

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário