fbpx

Sofrimento mental no trabalho em Curitiba e seu tratamento

O sofrimento mental no trabalho sempre existiu, mas ganhou características perversas no Brasil contemporâneo. O trabalho escravo não é mais admitido e as pessoas, em sua maioria, já não estão mais presas ao solo que cultivam. Entretanto, no Brasil contemporâneo, poucas vezes se viu tão frequente e intenso sofrimento mental no ambiente de trabalho.

Com o advento da crise econômica do país a partir de 2014, milhões de trabalhadores perderam seus empregos e os que permaneceram empregados estão sobrecarregados e estressados. Em tempos assim os salários são baixos, as empresas exigem muito de seus funcionários já sobrecarregados e a produtividade muitas vezes aumenta às custas da saúde física e mental dos colaboradores.

Devido ao atual contexto de trabalho no país, os profissionais de quase todas as áreas de ocupação vêm se sentindo muito estressados, muito ansiosos. Esse estresse ocorre por conta do medo da perda do emprego, sobrecarga de trabalho e falta de dinheiro, entre outros fatores. Neste contexto as pessoas passaram a sofrer de insônia devido a preocupação constante, cansaço, impaciência e irritabilidade fácil, entre muitos outros sintomas ligados ao estresse. Muito desenvolvem transtornos de ansiedade, depressão e mesmo abuso de álcool e drogas. Muitos perderam a esperança de uma vida melhor.

Em nossa clínica, com quase 13 anos de experiência no atendimento de psiquiatria ocupacional e de saúde mental no trabalho, temos acompanhado todo o desenrolar da crise econômica do país a partir de 2014, e seus efeitos terríveis sobre a saúde mental dos profissionais.

Como médico psiquiatra experiente em saúde mental no trabalho, as vezes me deparo com artigos cujos autores comentam sobre o desaparecimento do trabalho formal e sobre o futuro de um mundo sem empregos, automatizado e robotizado. Muitas vezes fico refletindo a respeito de como será esse tal mundo sem empregos, cujos primeiros sinais já vemos claramente. Pessoas sem ocupação, sem renda, sem autoestima, sem meios adequados para alimentar suas famílias. Pior ainda. Esses autores e jornalistas comentam sobre as oportunidades que as pessoas bem preparadas têm e terão, mas parecem esquecer que a maioria das pessoas não tem formação adequada nem acesso a boas escolas técnicas ou faculdades em nosso país. Portanto, esse tal mundo sem empregos me faz pensar em fome, miséria, violência e guerrilha urbana, e muito disso já vemos em nosso dia a dia no Brasil atual.

Finalmente, e não menos preocupante, nos meus muitos anos de experiência com saúde mental no trabalho não vejo sinais de mudança entre os gestores de empresas, que em sua maioria muito pouco ou nada fazem para cuidar da saúde mental de seus profissionais. Questionados, dizem que a empresa fornece plano de saúde aos empregados. Parecem realmente não entender a importância da prevenção do estresse ocupacional, mesmo diante da crescente onda de pessoas faltando ao trabalho por falta de condição mental e emocional (absenteísmo), outras tantas somente de corpo presente e mente ausente (presenteísmo), e um número assombroso de afastamentos do trabalho por questões de saúde mental. Basta ver, por exemplo, a elevada porcentagem de professores afastados do trabalho por transtornos de ansiedade e depressão.

Caso você tenha se identificado com o sofrimento  mental e emocional acima descrito  e não esteja conseguindo melhorar com seus próprios recursos, procure ajuda profissional. Em nossa clínica temos 13 anos de experiência intensiva no atendimento de pessoas com problemas de saúde mental no trabalho, e temos ajudado muitas pessoas na recuperação de sua saúde mental e condição laboral. Visite nosso site, leia nossos artigos. Entre em contato conosco hoje mesmo.

Para o controle do estresse e o tratamento da ansiedade, a Clinica Dr. Lincoln Andrade oferece o programa CALMA. Neste programa, único em Curitiba, os pacientes recebem tratamento de acordo com sua necessidade individual. O tratamento pode envolver uso de medicamentos para controle das crises agudas ou dos sintomas de longo curso da ansiedade, atenção psicológica, treinamento para controle do estresse e da ansiedade, orientação detalhada sobre o tipo do transtorno emocional  e seu tratamento, além de atenção à família do paciente. O programa envolve também reuniões em grupo com pacientes e familiares quando necessário, para melhor adesão ao tratamento e melhor resultado final.

calma

Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade. Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário