fbpx

Entenda o que é a crise e o transtorno de pânico

Um ataque (crise) de pânico   típico é caracterizado pela ativação inesperada do primitivo sistema de alarme do cérebro humano para ameaças, o que conduz a sintomas como taquicardia, sudorese, sensação de sufocação, tremores, náuseas, medo de morrer, perder o controle ou enlouquecer, além de muitos outros sintomas. A ativação do sistema nervoso é também chamado de reação de luta ou fuga, e existe para causar uma resposta rápida do organismo em caso de ameaça à nossa integridade física.

]Um ataque de pânico pode ocorrer isoladamente em qualquer pessoa que se encontre em uma situação de alto risco, como em um assalto a mão armada por exemplo.

Já o transtorno (síndrome) do Pânico é uma patologia psiquiátrica, um transtorno de ansiedade,  cuja característica essencial é a ocorrência de  ataques de pânico espontâneos, persistentes e recorrentes, ou seja, as crises de pânico se repetem e persistem ao longo do tempo.

O transtorno de pânico tem componentes fundamentais, quatro pilares, que são explicados abaixo:

  1. Crises recorrentes de pânico
  2. O medo de sofrer crises, chamado de medo do medo ou de medo de sentir medo
  3. Agorafobia, que é o comportamento de evitar frequentar locais como cinemas, estádios, shopping centers e outros locais fechados ou com muitas pessoas, nos quais a pessoa teme sofrer crises e não conseguir encontrar uma saída ou não ter por perto ninguém conhecido que possa ajudá-la.
  4. Hipervigilância do corpo. A pessoa acometida pelo transtorno perde a confiança no próprio corpo e passa a achar estar com doença física grave. Passa então a monitorar qualquer sinal físico como um possível sugestivo de que está para adoecer gravemente.

Todos os sintomas do pânico são muito assustadores e devem ser foco de tratamento rigoroso, para evitar recaídas e sofrimento desnecessário. Saiba que o transtorno de pânico tem tratamento eficaz e, uma vez tratada adequadamente,  a pessoa que sofre com o transtorno volta a ter vida normal. Assista o vídeo que se encontra anexado a este artigo para conhecer um pouco mais a respeito do transtorno de pânico.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a livre divulgação e reprodução. Pedimos o favor de citar a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. 

Dr. Lincoln atende de modo presencial, por telemedicina (on-line para todo Brasil) ou em visita domiciliar.  Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário