fbpx

Crises noturnas de pânico

Segundo pesquisas médicas, em torno de  60% das pessoas com transtorno de pânico sofrem crises noturnas . Os ataques de pânico que ocorrem a noite costumam aparecer  entre 01:30h e 03:30h. Tais crises são bastante assustadoras, pois reforçam a sensação da pessoa de que está com uma doença grave, talvez fatal.  Muitas pessoas temem dormir por medo de acordarem sofrendo uma crise.

Estudos realizados em centros especializados de pesquisa sobre sono demonstram que as crises acontecem durante as chamadas ondas delta do sono, ondas cerebrais que são lentas e que ocorrem durante o sono profundo, quando a pessoa está dormindo há várias horas. Portanto, ao entrarem na fase do sono delta pessoas que sofrem com a síndrome do pânico correm o risco de despertarem sofrendo um ataque de pânico.

Crises de pânico não tem relação direta com pesadelos, como pensam muitas pessoas que tem crises noturnas. Sonhos e pesadelos ocorrem na chamada fase REM do sono, também conhecida como fase de movimentos rápidos dos olhos. esta fase do sono acontece bem mais tarde do que a fase de ondas delta. Logo,  pessoas que são despertadas por ataques de pânico não estão sonhando.

Outra crença que não tem base nas pesquisas é a ideia de que seria comum ocorrerem crises de pânico causadas por apneia do sono, pois a apneia ocorre em ciclos de despertar e adormecer.

Outra suposição que não encontra apoio nas pesquisas científicas é a ligação entre crises de pânico e crises de terror noturno. As crises de terror noturno ocorrem no estágio 4 do sono, que ocorre também posteriormente ao estágio de ondas delta.

Já pesquisas com populações afro-americanas tem demonstrado a possibilidade de que pode haver uma associação entre a paralisia do sono e crises de pânico entre pessoas com histórico de estresse traumático associado com transtorno de pânico.

É importante deixar claro que as crises noturnas de pânico são comuns e não indicam maior gravidade do quadro clínico nem maior dificuldade para o tratamento, apesar de serem talvez mais assustadoras.

Texto de Autoria do Dr. Lincoln C. Andrade

Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra especializado no tratamento de pacientes em crises emocionais, estresse e transtornos de ansiedade. Em sua clínica mantém o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico e outros transtornos de ansiedade. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário