fbpx Conheça as habilidades necessárias ao médico psiquiatra que realiza atendimento domiciliar - Dr. Lincoln Andrade - Psiquiatra em Curitiba

Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

tratamento-do-estresse-e-ansiedade-em-curitiba

Conheça as habilidades necessárias ao médico psiquiatra que realiza atendimento domiciliar

atendimento-psiquiatrico-domiciliar-comum-em-paises-desenvolvidos-e-pouco-conhecido-no-brasil_dr-lincoln-andrade

O atendimento psiquiátrico domiciliar é ainda uma modalidade de assistência médica pouco conhecida no Brasil, apesar de amplamente utilizada nos países desenvolvidos.

O atendimento psiquiátrico domiciliar oferece facilidade e conforto para o paciente e sua família, e os resultados do tratamento costumam ser muito positivos. Porém, para realizar atendimento psiquiátrico domiciliar, o médico psiquiatra precisa atender alguns pré-requisitos abaixo listados:

1. Entender a diferença entre atender em consultório e na residência do paciente. O consultório é o ambiente do médico, onde tudo funciona de acordo com seu modo de trabalhar. A casa é o território do paciente e de sua família, e é preciso respeitar o funcionamento da mesma em todos os seus aspectos.

2. Respeitar a família do paciente. No consultório o paciente costuma entrar sozinho ou com um acompanhante. Na residência é comum a família toda acompanhar a consulta, e o médico precisa se sentir confortável em atender o paciente diante de diversas pessoas.

3. Ter experiência no atendimento de condições clínicas psiquiátricas graves e saber suspeitar de condições médicas gerais que podem mimetizar um quadro psiquiátrico, algo muito comum em idosos. É preciso também capacidade de avaliação de riscos envolvidos em situações de comportamentos disruptivos, para que a conduta médica seja a melhor possível para o paciente e sua família, inclusive quanto a segurança.

4. Ter paciência para atendimentos as vezes demorados, de acordo com a necessidade requerida pela condição do paciente.

5. Ter comprometimento com o resultado da avaliação, da conduta e do tratamento do paciente, pois a responsabilidade com o paciente não termina após o término da consulta.

6. Ser educado e empático. Tratam-se de competências básicas e necessárias para qualquer profissional, porém mais ainda para médicos psiquiatras.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln Cesar Andrade, médico psiquiatra, é formado em psiquiatria pelo hospital de clínicas da USP (HC/RP-USP). Tem formação no atendimento à crise psiquiátrica pela unidade de emergência (UE) do hospital das clínicas da USP em Ribeirão Preto. Vinte anos de experiência  no atendimento de pacientes em crise mental e emocional. Atendimento domiciliar iniciado há 16  anos. Oito anos de experiência no trabalho com idosos psiquiátricos em instituições de longa permanência. Ampla experiência com pacientes com retardo intelectual e necessidades especiais. Fundador da clínica Dr. Lincoln Andrade de atenção ao estresse e à ansiedade, atualmente com 18 anos de funcionamento. Criou o programa CALMA para tratamento de pessoas sob estresse elevado, ansiedade e pânico. Especialista em sexualidade humana pelo Projeto sexualidade (PROSEX) do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP

Caso deseje mais informações entre em contato, pois teremos prazer em atendê-lo. Ou agende uma consulta em seu domicílio.  Fones (41) 30391890, 996437333 (whatsapp) e 999250562 (whatsapp).

*O atendimento psiquiátrico em domicílio da clínica Dr. Lincoln Andrade não se destina ao atendimento de pacientes com comportamento francamente violento, intoxicadas por drogas ou álcool ou para remoção psiquiátrica.