fbpx

Transtorno de ansiedade de doença. Um transtorno de ansiedade comum mas quase desconhecido.

Entre os transtornos de ansiedade, o transtorno de ansiedade de doença é quadro psiquiátrico comum mas pouco conhecido, e será descrito abaixo.

Trata-se de um quadro de ansiedade no qual a pessoa acredita estar com doença grave, o que frequentemente ocorre após presenciar a morte de alguém próximo ou acompanhar o desenrolar de uma doença grave de algum conhecido ou familiar.

A partir da experiência acima descrita a pessoa passa a monitorar seu corpo, presta atenção nos mínimos detalhes e avalia qualquer sinal físico, mancha de pele, alterações da frequência cardíaca como um possível sinal de que possa estar adoecendo. Essa hipervigilância do corpo leva a um círculo vicioso, onde cada preocupação leva ao aumento da ansiedade. Surge então insônia, alterações de apetite e outros sinais de ansiedade, o que aumenta a preocupação.

Para complicar mais, hoje em dia pessoas com ansiedade de doença costumam pesquisar sintomas na internet, acessando informações médicas, geralmente de doenças graves, o que causa intensa angústia. Chegam a passar a noite pesquisando e se perdem em tantas informações que não conserguem interpretar.A partir daí muitos começam e sofrer crises de pânico tal a intensidade da ansiedade que sentem. Na minha experiência no atendimento desses pacientes, o medo mais comum de estar com câncer.

Pessoas com ansiedade de doença costumam também procurar  médicos de diferentes especialidades, se submetem a muitos exames desnecessários e frequentemente ouvem dos médicos que precisam procuram um psiquiatra, mas não se conformam e perseveram na busca de nova consultas com clínicos de diferentes especialidades, sempre acreditando estar com doença rara, de difícil diagnóstico. Alguns até mesmo se submetem a procedimentos e cirurgias desnecessárias.

O psiquiatra costuma ser o último dos médicos consultados por essas pessoas, geralmente quando não sabem mais a quem procurar,  seja por não acreditarem que se trate de um quadro emocional, seja por que a idéia de psiquiatra faz com que temam o estigma de loucura. Infelizmente a idéia de que psiquiatra é médico de loucos ainda está fortemente enraizada no imaginário de muitas pessoas.

Caso você se identifique com a descrição do transtorno de ansiedade de doença procure um psiquiatra. Não se deixe paralisar pelo preconceito e cuide de sua saúde mental.

Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade. Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário