Cuidadores de idosos se estressam muito?
A pessoa responsável pelos cuidados com o idoso dependente para as atividades de vida diária, profissional ou familiar, principalmente quando é a cuidadora única, está sujeita a intensos fatores geradores de estresse.
Quais os fatores de estresse que afetam o cuidador de idosos?
Alguns desses fatores estressores envolvem falta de tempo para si mesma, sobrecarga de trabalho, cuidados que vão da alimentação à higiene do idoso, sentimento de alienação do mundo, de não ter mais qualidade de vida e até mesmo completo isolamento social.
Quais as dificuldades que o cuidador de idosos com doença de Alzheimer enfrentam no dia-a-dia?
Quando o idoso sofre de demência (Alzeimer e outras demências) o cuidador muitas vezes precisa lidar com comportamentos que são estranhos para a maioria das pessoas, como gritos, incapacidade do doente em reconhecer o familiar que cuida, violência, desorientação, insônia e perambulação do idoso, além de queixas dos vizinhos e até mesmo denúncias infundadas de maus tratos.
Quais as consequências desse tipo de estresse sobre o cuidador de idosos?
Todos esses fatores, em conjunto ou isoladamente, podem determinar quadros graves de ansiedade, irritabilidade alta, depressão e mesmo ideação suicida no cuidador.
Quando o cuidador tem doenças como diabetes e hipertensão, o quadro clínico pode descompensar devido ao alto nível de estresse, e muitas vezes a pessoa que cuida acaba mais adoecida do que o idoso de quem cuida.
O que o cuidador de idosos pode fazer para evitar ou reduzir o nível de estresse ao qual está sujeito?
Cuidados como não trabalhar número excessivo de horas como cuidador, manter vida social e familiar e o apoio de outras pessoas para os cuidados do idoso são fundamentais. É fundamental garantir a qualidade de vida de quem cuida de outro ser humano.
E quando os cuidados acima são insuficientes e o cuidador passa a sofrer de estresse excessivo, ansiedade ou depressão?
Quando o cuidador apresenta sinais de estresse crescente, ansiedade elevada ou depressão, o melhor é procurar um médico psiquiatra com experiência em psiquiatria geriátrica, experiência no tratamento do cuidador de idosos e também no tratamento de idosos com alterações graves de comportamento.
A Clínica Dr. Lincoln Andrade oferece cuidados ao idoso com problemas mentais e emocionais, assim como ao cuidador de idosos. Oferecemos atendimento de consultas em nossa clínica e também atendimento domiciliar quando necessário.
Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade
Permitida a divulgação e reprodução desde que citada a fonte (autor e site)
Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica pelo HC/USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico.
A clínica Dr. Lincoln Andrade oferece entre seus serviços o atendimento psiquiátrico domiciliar e o serviço de home care de saúde mental. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.
“Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado, ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba”.