fbpx

Tratamento das crises de ansiedade e do transtorno de pânico em Curitiba

O que é crise aguda de ansiedade e crise de pânico?

Crises de ansiedade aguda são crises relacionadas a eventos que geram estresse elevado, e se caracterizam por rápida ativação da parte do sistema nervoso humano responsável por reações de defesa ou luta, quando a pessoa se sente de alguma maneira ameaçada, e são compostas de grande número de sinais e sintomas: coração acelerado (taquicardia), sensação de falta de ar ou sufocação, sudorese, tremores, formigamento nos membros, náuseas, episódios de diarreia, tontura , intensa angústia e muitos outras reações físicas e emocionais.

Nas crises de ansiedade aguda tipo pânico os sintomas costumam vir acompanhados de sensação de morte iminente, de que algo terrível está por acontecer, o que caracteriza e uma “crise” de pânico. Muitas vezes a pessoa acometida não consegue sair de casa devido ao medo de sofrer crise e não poder ser socorrida (agorafobia).

Nem todos os sintomas listados ocorrem e nem todas as crises de ansiedade envolvem sensação de pânico, mas todas causam grande desconforto e muitas exigem atendimento o mais breve possível. Em muitos casos o paciente procura um pronto atendimento cardiológico por achar que está à beira de um infarto.

Na maioria das vezes as crises de ansiedade/pânico tem origem em eventos emocionalmente carregados como assaltos, sequestro relâmpago, acidentes automobilísticos, perdas súbitas de familiares ou diagnóstico de doença grave. Em alguns casos as crises de Pânico surgem sem que a pessoa acometida atribua uma causa específica.

O que é Transtorno de Pânico?

Quando as crises de ansiedade se tornam crônicas, repetitivas, frequentes, com sensação de morte iminente ou pavor, temos o que se denomina Transtorno de Pânico, que exige acompanhamento especializado por psiquiatra e psicólogo, envolvendo esclarecimento quanto a doença, atenção psicológica, treinamento em técnicas de relaxamento e uso de psicofármacos.

Como é feito o tratamento das Crises de ansiedade aguda e das crises de pânico?
A maioria das pessoas sofre uma crise de ansiedade aguda ou de pânico de modo isolado, em algum evento vital envolvendo estresse elevado , e melhoram espontaneamente, sem necessidade de tratamento. É 0 que costuma ocorrer em casos envolvendo violência (sequestros- relâmpago, assaltos a mão amada, etc). No caso da permanência de sintomas de ansiedade após algum evento estressante grave, um tratamento com psicofármacos por curto período costuma resolver.

Como é feito o tratamento do Transtorno de Pânico

O tratamento do transtorno de pânico se divide em fase aguda, subaguda e de manutenção:

O tratamento da fase aguda se caracteriza pelos sintomas graves que assustam o paciente e a família, e o objetivo é dar apoio e segurança ao paciente de que não vai morrer ou enlouquecer, além de início imediato de medicamentos para controle rápido das crises de pânico. A busca de tratamento com psiquiatra na fase aguda pode demorar devido ao medo de que se trate de quadro clínico como infarto e AVC, muitas vezes levando a seguidas consultas em Pronto-atendimento cardiológico, e também pelo estigma que cerca a imagem do médico psiquiatra, ainda hoje associado a tratamento de “loucos” no imaginário popular. Com isso o quadro se agrava pelo aumento de ansiedade, que alimenta as crises de pãnico.
O tratamento da fase subaguda do transtorno de pânico se caracteriza por atendimento frequente ao paciente, buscando sempre a remissão das crises e o reasseguramento de que vai voltar a ser a pessoa que era anteriormente ao surgimento do quadro clínico.
O tratamento de manutenção é o parte mais longa, envolve redução de medicamentos ao míimo necessário, até que se possa retirar totalmente a medicação. Envolve também psicoterapia cognitivo-comportamental para pânico.

Qual o prognóstico do Transtorno de Pânico?

O prognóstico costuma ser francamente favorável ao paciente, mas trata-se de caso a caso, não sendo possível generalizá-lo.

Quanto antes o tratamento tiver início mais rapidamente ocorre o controle do quadro clínico e mais facilmente o paciente volta a ter uma vida normal.

Texto do Dr. Lincoln Cesar Andrade
Permitida a reprodução e divulgação, desde que citada a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica pelo HC/USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário