Transtorno de Pânico em pessoas com transtorno bipolar de humor

O termo utilizado quando uma pessoa é acometida por mais de uma patologia é comorbidade, e a associação de transtorno de pânico com trastorno bipolar de humor em uma mesma pessoa é uma comorbidade bastante frequente.

Pesquisas médicas bem conduzidas demostram que a comorbidade entre transtorno bipolar e transtornos de ansiedade não é incomum, incluindo transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e Fobia social.

A maioria dos estudos clínicos aponta que pelo menos 10% das pessoas com transtorno bipolar tem transtorno de pânico associado. Por outro lado, pessoas diagnosticadas com transtorno de pânico apresentam taxas que variam de 10 a 25% de comorbidade com transtorno bipolar.

Sabe-se que transtorno bipolar em comorbidade com transtorno de ansiedade é uma situação clínica mais grave, dificulta a melhora do paciente com transtorno bipolar e  a comorbidade com transtorno de pânico predispõe à ideação suicida com mais frequência.

O tratamento de pessoas com transtorno bipolar em comorbidade com transtorno de pânico é mais difícil, com os pacientes apresentando sintomas de maior gravidade e necessidade de escolha criteriosa dos medicamentos, pois certos medicamentos para tratamento do transtorno de pânico podem descompensar o tratamento do transtorno bipolar.

Finalmente, certas apresentações do transtorno bipolar são parecidas com transtornos graves de ansiedade, e é fundamental que o psiquiatra consiga fazer o diagnóstico diferencial, pois a abordagem de tratamento é diferente para cada condição clínica.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade*

Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica  pelo HC/RP-USP, especializado no atendimento de pacientes em crises emocionais, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

 "Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de tratamento da crise emocional em Curitiba."

*A clínica Dr. Lincoln Andrade não se destina ao atendimento de pacientes muito agitados, agressivos ou intoxicados por álcool ou drogas, que devem ser atendidos em  pronto-atendimento psiquiátrico hospitalar.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário