Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

TOC de relacionamento amoroso

Ocasionalmente, as pessoas podem duvidar de certos aspectos dos seus relacionamentos, desde os sentimentos que sentem um pelo outro até se deveriam ficar juntas.  Essas dúvidas são normais, quase inevitáveis ​​e muitas vezes não são motivo de preocupação ou sinal de qualquer problema maior. Para alguns indivíduos, no entanto, esta dúvida pode consumir muito tempo e interferir na sua capacidade de desfrutar dos seus relacionamentos ou de atuar  em outros aspectos da sua vida.  Em particular, pode se tornar o foco do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Vamos então entender isso melhor neste artigo.

 

O que é TOC de relacionamento amoroso?

TOC de relacionamento amoroso é um subtipo de TOC caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos contínuos relacionados a dúvidas ou incertezas em relação a vários aspectos do relacionamento amoroso, incluindo as seguintes obsessões, entre outras:

 

Será que meu parceiro é bom o suficiente para mim?

Será que sou bom o suficiente para o meu parceiro?

Ele/ela tem as características  certas, necessárias?

Quais sentimentos eu tenho em relação ao meu parceiro?

Quais os sentimentos de meu parceiro em relação a mim?

Será que fomos feitos para ficar juntos?

Eu realmente estou apaixonada pelo meu parceiro?

E se eu estiver com o parceiro errado?

E se eu achar outra pessoa atraente?  Isso significa que esse relacionamento não funciona?

E se eu fizer a escolha errada?

Preciso deixar ou me divorciar do meu parceiro?

 

Estes pensamentos de dúvida costumam ser vistos como uma evidência de que a relação pode ter algum problema importante. Isso, por sua vez, acaba mantendo alta a ansiedade e levando as pessoas com TOC a se  envolverem em diversas compulsões, em busca da certeza sobre a solidez de seu relacionamento.

 

Veja abaixo alguns exemplos comuns de compulsões de TOC  de relacionamento amoroso:

 

A) Busca de garantias externas:

Para aliviar a ansiedade, as pessoas com TOC muitas vezes buscam a GARANTIA de outras pessoas de que aquilo que temem não é verdade.  Os indivíduos podem fazer perguntas a amigos, familiares, colegas de trabalho ou outras pessoas próximas, como:

Você acha que meu relacionamento é bom?

Como você soube que conheceu a pessoa certa?

E podem perguntar também para o parceiro:

Você me ama de verdade?

Está apaixonado por mim?

Como você se sentia em relação ao seu parceiro anterior quando comparado comigo?

B)  Podem também ficar revendo mentalmente atividades que fizeram juntos, assim como lista de prós e contras do relacionamento, tudo isso para tentar reunir o máximo possível de informações internas, sempre como o objetivo de afastar suas dúvidas e se reassegurar do relacionamento. 

C)  Comparações sociais

A pessoa angustiada pelo TOC pode vir a passar horas nas redes sociais, examinar os relacionamentos de outras pessoas e fazer perguntas como: Eles são mais felizes do que nós? Parecem mais felizes?

Quando os pensamentos intrusivos são sobre se deveria ou não se casar, a pessoa com TOC poderá pensar nos casais que conhece e investigar quanto tempo cada casal levou para se casar, sempre na tentativa de eliminar suas incertezas.

 

Gatilhos comuns que ativam ou intensificam as obsessões e as compulsões:

– Conversar com outras pessoas sobre seus relacionamentos

– Comparecer a um Casamentos

– Ler ou ouvir algo sobre outros relacionamentos

– Pensar em seus relacionamentos anteriores

–  Sentir uma conexão emocional com uma pessoa atraente

– Encontrar uma pessoa atraente em algum evento, trabalho, etc

 

Como posso saber se o que tenho é TOC, ansiedade ou simplesmente problemas de relacionamento?

Dúvidas comuns de relacionamento que ocorrem fora do TOC tendem a estar mais de acordo com eventos reais de um relacionamento.  Já a dúvida gerada pelos pensamentos obsessivos parecem impossíveis de eliminar, levando a uma aflição muito grande e a uma ansiedade persistente.

7.  As compulsões são uma indicação importante de que são resultantes da dúvida patológica do TOC e não de ansiedade normal ou de problemas de relacionamento. Neste caso você sentirá  uma necessidade “irresistível” de se envolver repetidamente em comportamentos mentais ou físicos para aliviar a angústia.

9. Outro aspecto importante que sugere fortemente que se trata de TOC é a transferência das dúvidas  de um relacionamento para outro, independentemente de com que parceria você esteja.

 

Tratamentos para TOC de relacionamento

O tratamento do TOC envolve um psiquiatra experiente no tratamento deste transtorno mental, assim como um psicoterapeuta experiente. Envolve quase sempre medicamentos e psicoterapia. Os resultados do tratamento costumam trazer grande alívio ao paciente.

 

Abaixo seguem algumas perguntas de avaliação para que você possa ter uma ideia a respeito de sofrer ou não de TOC  de relacionamento*:

 

1. Você está constantemente questionando as características comportamentais da sua parceria?  Por exemplo, pensar coisas como ” Nós temos afinidade?   Ele é socialmente inábil?”

2. Você evita se vincular afetivamente porque ninguém parece bom o suficiente para você?

3. Você sempre  está muito ligado nas falhas da sua parceria ou no que está faltando no relacionamento, evitando assim aumentar o investimento no mesmo?

4. Você constantemente se sente inseguro sobre se está ou não no relacionamento “certo”, se talvez haja alguém melhor para você?

Você  freqüentemente testa seu nível de atração por seu parceiro vendo se se sente mais atraído por outras pessoas?

5. Você está constantemente pensando nas imperfeições físicas do seu parceiro?  Por exemplo, pensar coisas como “As orelhas dele são muito grandes ou as pernas muito finas?”

6. Você faz inúmeras tentativas para descobrir o quão apaixonado se sente por seu parceiro?

7.  Você fica se perguntando constantemente se se sente verdadeiramente conectado à parceira quando estão juntos?

8. Você compara seu relacionamento com relacionamentos, de amigos , parentes e conhecidos em busca de segurança?  Pensa coisas como “Eles parecem combinar muito melhor do que nós, parecem mais felizes do que nós.”

9. Você sente que precisa constantemente de garantias de que fez a escolha “certa”?

10. Você frequentemente compara seu relacionamento com um dos seus relacionamentos anteriores?

11. Você busca informações na Internet para ter certeza de que está no relacionamento certo?

12. A atividade entre sexual  é uma  experiência geralmente pouco prazerosa para você devido a pensar coisas como “Não consigo parar de me concentrar nas imperfeições físicas dele/dela.”

*Ao se avaliar neste questionário, lembre-se de que não são respostas isoladas, mas um número significativo delas que indica que você pode estar sofrendo de TOC  de relacionamento amoroso.

 

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a reprodução e divulgação desde que citado autor e site.

Dr. Lincoln C. Andrade é Especialista em Sexualidade Humana pelo projeto sexualidade (PROSEX), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com quase 15  anos de experiência atendendo pessoas solteiras e casais com problemas afetivos e sexuais. É também médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP),  especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico.  Agendamento de consultas pelos fones (41) 996437333.

Enviado do meu Galaxy