Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

Conheça o TOC transgênero

O que é TOC transgênero?

Identidade de gênero sexual é um conceito complexo, que de modo simplificado se refere a como uma pessoa se sente psicológica e emocionalmente em relação ao  seu  sexo  e corpo biologicamente determinados. Quanto menor a identificação com seu sexo biológico, mais a pessoa apresenta a chamada “disforia de gênero”, que a leva a buscar uma adequação mente, sentimento e corpo sexual.

Pesquisas indicam que somente nos EUA  quase um milhão de pessoas se identificam como transgêneros, e a medida que as notícias sobre pessoas transgênero continuam a ganhar a atenção da mídia e dos meios políticos, mais pessoas estão falando sobre isso. Com uma maior consciencialização a respeito das experiências “trans”, muitas pessoas podem começar a questionar a sua própria identidade de género sexual.

Para algumas pessoas com tendências trans, essa consciência ampliada pode ajudar a passar por uma transição de género satisfatória e apropriada ou a lidar melhor com sua natureza. Para outros, no entanto, esta dúvida quanto a sua identidade de género pode persistir e amplificar-se, resultando numa cadeia de pensamentos e comportamentos indesejados referidos como transtorno obsessivo-compulsivo transgênero , também conhecido como TOC trans ou TOC de identidade de gênero), e é uma condição que causa intensa obsessão sobre sua identidade de gênero.

Depois que os pensamentos intrusivos de gênero se enraízam em sua mente, o estresse, a preocupação, a ansiedade e o medo dominam sua vida. Essas emoções fazem com que você se envolva em certas rotinas, rituais ou comportamentos para aliviar sua mente de pensamentos intrusivos.

Qualquer tentativa de pensar sobre a sua verdadeira identidade de gênero é geralmente acompanhada de medo, dúvida e incerteza, levando a mais obsessões e compulsões. Freqüentemente, isso se torna um ciclo interminável de TOC transgênero que causa problemas de saúde mental, como depressão, devido ao impacto sócio-ocupacional da doença.

Quando se fala a respeito de TOC,  é muito importante lembrar que uma característica central do TOC,  a chamada “dúvida patológica”,  que significa que a pessoa busca eliminar a dúvida a respeito do conteúdo das obsessões mas nunca consegue. Desse modo vive em uma condição persistente de dúvida, angústia e sofrimento.

 

Sintomas de TOC trans:

Quando você tem TOC trans, pode passar muito tempo obcecado com questões como:

Eu sou transgênero?

Eu realmente sei quem eu sou sexualmente?

É possível saber com certeza se sou ou não transgênero?

O que vai ser da minha vida se eu não for quem pensava ser?

Terei que terminar meu relacionamento?

Qual será o meu gênero de verdade?

O que minha família e meus amigos dirão? E meus colegas de trabalho?

Você poderá passar horas realizando uma ou mais compulsões para tentar sair dessa dúvida patológica, para acalmar essas obsessões.

Alguns dos comportamentos compulsivos comuns e frquentes que algém com esse tipo de TOC pode apresentar incluem:

Ruminar pensamentos continuamente, pensando em muitos possíveis cenários de gênero enquanto tenta se entender

Tentar saber quais seriam suas respostas emocionais a pensamentos e situações específicas (por exemplo, avaliar repetidamente como você se sentiria ao usar uma calcinha, um vestido ou usar batom)

Buscar relembrar suas memórias de eventos passados em busca de pistas e respostas que possam ajudar a ter certeza sobre sua identidade de gênero no passado

Visitar sites, fóruns e blogs LGBTQIA+ em busca de informações que possam refutar ou comprovar seu status de transgênero

Evitar pessoas, coisas e lugares específicos que desencadeiam seus pensamentos obsessivos “trans”

Vestir roupas do sexo oposto para se testar, passar batom, sair a noite vestido em roupas do outro gênero para se perceber melhor

 

O Impacto psicológico e emocional do TOC transgênero:

Rotinas e rituais do TOC  tendem a ser apenas soluções breves, de curto prazo. Com o tempo, suas obsessões provavelmente voltarão de modo cíclico. Assim, é comum que pessoas com TOC de qualquer natureza desenvolvam problemas no trabalho, na escola ou na vida social. Quanto mais grave o TOC, maior o risco de depressão. Algumas pessoas com TOC grave chegam a pensar que estão enlouquecendo e até tentam suicídio, mas não se trata de loucura, e tem tratamento eficaz.

 

Tratamento:

Envolve quase sempre o tratamento psiquiátrico, de preferência com psiquiatra experiente em TOC. No tratamento são utilizados medicamentos e psicoterapia especializada.

Finalmente, é fundamental deixar claro que pessoas trans verdadeiras compõem uma percentagem significativa da população, que precisa ser compreendida, aceita e respeitada em seu direito de viver e expressar sua sexualidade.

Também é importante lembrar que o TOC trans não é manifestação de transfobia, mas sim uma doença psiquiátrica cujos sintomas o paciente não consegue controlar.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a reprodução e divulgação desde que citado autor e site.

Dr. Lincoln C. Andrade é Especialista em Sexualidade Humana pelo projeto sexualidade (PROSEX), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com quase 15  anos de experiência atendendo pessoas solteiras e casais com problemas afetivos e sexuais. É também médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP),  especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico.  Agendamento de consultas pelos fones (41) 996437333.