O relacionamento amoroso exige autoestima

Poucas situações no consultório mostram tão claramente a importância da autoestima para o equilíbrio do relacionamento amoroso quanto a queixa de uma paciente de que tudo faz para agradar o parceiro, mas tudo parece insuficiente.

A paciente começa contando o esforço que tem feito para conquistar ou manter o parceiro, o quanto se coloca disponível, quantos agrados e presentes oferece, mas sempre se frustrando com o retorno que recebe. A pessoa se sente generosa e avalia o parceiro como egoísta e insensível aos seus esforços.

Ao investigar um pouco mais, percebo que o paciente sempre teve baixa autoestima, sempre se sentiu desvalorizado em relacionamentos amorosos ou mesmo na vida, e que tem sofrido revezes amorosos. Descubro também que  essa pessoa esquece de investir em si mesma, mantendo seu foco no parceiro.

A baixa autoestima geralmente tem origem na infância e adolescência, e faz com que a pessoa se sinta insuficiente em algum aspecto de seu funcionamento. A pessoa pode ter autoestima elevada no trabalho e deficiente nas relações amorosas, pois a autoestima não é igual para cada esfera do funcionamento de uma pessoa.

Na relação amorosa a baixa autoestima faz com que o outro pareça superior, melhor, capaz de ter alguém melhor, e o relacionamento é assimétrico. Então a pessoa que se sente inferiorizada tenta compensar isso, mas geralmente o faz de modo inadequado, tentando agradar demais o outro, se submetendo ou tentando controlar o parceiro. E tudo isso somente piora a situação, gerando pena, desprezo ou aversão, pois todos queremos admirar,   não queremos sentir pena da pessoa com quem estamos nos relacionando afetivamente.

No tratamento e aconselhamento de pacientes com esse tipo de queixa costumo ensinar como aumentar a autoestima na prática, e como sair desta situação, que só faz gerar ansiedade e chega mesmo a ser humilhante.

Texto escrito pelo Dr. Lincoln C. Andrade

Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln oferece um seminário sobre os fundamentos que conduzem ao sucesso nos relacionamentos amorosos e na vida sexual. Clique em Cursos e Palestras sobre Amor e Sexualidade neste site.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário