fbpx O Estresse da dupla jornada de trabalho da mulher - Dr. Lincoln Andrade - Psiquiatra em Curitiba

Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

tratamento-do-estresse-e-ansiedade-em-curitiba

O Estresse da dupla jornada de trabalho da mulher

o-estresse-da-dupla-jornada-de-trabalho-da-mulherdr-lincoln-andrade

Inúmeros estudos realizados em diferentes países sobre saúde mental e trabalho têm demonstrado importantes prejuízos à saúde das mulheres em função da dupla jornada trabalho/família. Esses prejuízos são decorrentes principalmente do estresse excessivo, com registro de alta incidência de ansiedade e depressão, fadiga e esgotamento entre as mesmas.

Relacionamento amoroso, vida conjugal, filhos sexualidade, dupla jornada de trabalho, cuidados com a beleza e o corpo… enfim, são inúmeros os fatores capazes de provocar estresse nas mulheres.

E com o advento da pandemia da COVID tudo se tornou mais estressante para a maioria das mulheres, pois com o trabalho em home office, os filhos em aulas on-line durante o ano de 2020 e parte de 2021, e as vezes o marido também em home office, a casa passou a ser o local onde todos os fatores de estresse se uniram e potencializaram uns aos outros.

 Famílias isoladas em casa, recebendo notícias negativas, medo da perda do emprego, redução da renda, perda de amigos pela covid, tudo contribui para o estresse excessivo. E agora que a pandemia está dando sinais de estar chegando ao final, a situação econômica do país e a inflação só fazem aumentar as dores emocionais.

Portanto, não foi por acaso que durante a pandemia o nível de estresse, ansiedade e as vezes depressão subiu muito dentro da população, mas principalmente entre as mulheres. Irritabilidade, insônia, ansiedade, angústia, comer excessivamente, depressão, discussões com o marido e impaciência com os filhos, tudo isso temos presenciado em nossa clínica nesses difíceis tempos de pandemia.

Fatores que causam estresse podem se originar de dificuldades enfrentadas em nossa rotina do dia-a-dia, mas também do modo como interpretamos tais dificuldades.

Quando o nível de estresse supera a capacidade que temos de enfrentá-lo surgem alterações mentais e físicas como ansiedade persistente, irritabilidade, insônia,  cansaço, dores tensionais, alterações digestivas, baixo desejo sexual, ganho de peso, mau funcionamento do organismo e até depressão.

Predisposições genéticas à certas doenças, como diabetes e hipertensão arterial, delimitam áreas de fragilidade física onde o estresse pode conduzir ao adoecimento.

Para auxiliar mulheres na administração do estresse e da ansiedade  de origem profissional, ou mesmo estresse de outra origem, mas com repercussão no trabalho, e atendê-las em seus cuidados de saúde mental,  a clínica Dr. Lincoln Andrade é referência em Curitiba.

Nossa ampla experiência no atendimento de mulheres com problemas de estresse excessivo, ansiedade e crises emocionais de origem ocupacional e familiar nos permite oferecer atenção especializada e de alta qualidade na interface saúde mental e trabalho.

” O estresse excessivo ou prolongado de qualquer origem tem potencial para afetar nosso rendimento e nossa saúde mental no trabalho, pois é no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo.                                        

Artigo de autoria do Dr. Lincoln c. Andrade. Permitida e reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site, www.lincolnandrade.com.br).

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica  pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP-USP), especializado no atendimento de pacientes em crise emocional, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. Trabalhou por 12 anos seguidos na área de saúde mental no trabalho.  É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico. Dr. Lincoln também mantém um canal no youtube, a Escola de saúde mental, para o ensino gratuito sobre saúde mental e qualidade de vida.

Atendimento presencial, domiciliar e por telemedicina (para todo Brasil). Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

“Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba”.