fbpx

Estresse e ambiente de trabalho tóxico

Na rotina de trabalho das maioria  das pessoas   um dos fatores mais importantes de qualidade de vida  é a qualidade do ambiente profissional. O ambiente profissional, que costumo denominar de ecologia do trabalho por motivos que logo ficarão evidentes, envolve em primeiro lugar pessoas, colegas de trabalho, chefes, subordinados e clientes. Envolve também o ambiente físico, temperatura, umidade, ergonomia, qualidade do ar, ventilação, etc. Porém, e antes de tudo, envolve o relacionamento entre pessoas, o que costuma ser um grande problema.

O relacionamento entre pessoas diz respeito ao próprio cerne do ser humano, pois envolve pontos de vista diferentes, inseguranças, medos, ignorância, diferentes níveis de autoestima, necessidade de autoafirmação, de dominação, de controle, egoísmo, inveja e também, felizmente, de amizade,  compaixão e amor.  Nossos defeitos de personalidade, sejamos patrões, empregados ou clientes, causam problemas como coerção, humilhação, perseguição, sadismo, inveja, ódio, assédio moral e muitos outros estados emocionais e comportamentos problemáticos.  Isso pode conduzir a situações que variam desde sofrimento emocional e físico até adoecimento, suicídio e processos trabalhistas.

Para que o ambiente profissional tenha qualidade é preciso principalmente uma única coisa: que as pessoas entendam que todos nós buscamos mais satisfação e menos sofrimento, que todos buscamos coisas parecidas, que o auxílio mútuo costuma ser  superior a qualquer ambiente competitivo e que no seu íntimo as pessoas não são tão diferentes quanto costumamos pensar. Sintetizando: para que haja bom ambiente de trabalho é preciso que cada um se interesse pelo bem estar dos demais. Pedir isso seria pedir muito?

Caso para você seja muito difícil se relacionar com qualidade com outras pessoas seja humilde. Procure auxílio de pessoas que possam ajudar, ou auxílio profissional se necessário. Vai ser bom  para as pessoas do seu círculo de relacionamento e principalmente para você, sua qualidade de vida e sua saúde.

Texto do Dr. Lincoln Cesar Andrade

Permitida reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário