fbpx

Controlando a ansiedade através da respiração

Dentre as diversas maneiras de controle da ansiedade, apresento neste artigo, e no vídeo anexo, uma técnica de controle da ansiedade através do controle da respiração.

Quando estamos muito preocupados, muito ansiosos, nosso sistema nervoso nos prepara para o enfrentamento de uma ameaça. Com isso o coração aumenta a força de contração e entra em ritmo  acelerado. A musculatura fica mais tensa e uma série de funções orgânicas ficam alteradas.

Com a ativação do coração, a respiração aumenta em frequência, para fornecer a taxa de oxigênio necessária à ativação de todo organismo, o que ajuda a intensificar o processo. O aumento da frequência respiratória gera movimentos respiratórios curtos, superficiais, o que causa sensação de dificuldade respiratória e aumenta a angústia da pessoa acometida pela ansiedade.

Na realidade, a taxa de oxigênio no sangue está aumentando, mas a pessoa tem sensação de dificuldade respiratória e até de sufocação. Isso ocorre por que a musculatura da caixa torácica, que envolve as costelas, se contrai em estados de ansiedade grave, causando sensação de aperto no peito e mesmo dor.

A técnica de controle da ansiedade através do controle da respiração tem como base um princípio fisiológico simples: coração e pulmão fazem parte de uma sistema muito integrado, no qual cada componente funciona como um espelho do outro. Um coração funcionando de modo irregular e acelerado se traduz em uma função respiratório no mesmo padrão, e vice-versa. Portanto, quando controlamos a respiração, controlamos também a ação do coração.

Todo processo é muito simples, mas requer treinamento, para que se consiga executá-lo corretamente quando mais necessário. Deve-se respirar pelo nariz de modo muito lento, muito mesmo, e expirar pela boca, de modo mais lento ainda, fazendo um bico com os lábios e soprando lentamente. O tempo de expiração deve ser sempre maior do que o tempo de inspiração, mas ambos devem ser muito lentos. Em alguns minutos tanto a frequência quanto a força de contração do coração diminuem, e o sistema nervoso se acalma.

Veja no vídeo anexo uma explicação mais detalhada da técnica e não deixe de treinar a execução do método quando se sentir ansioso.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a livre divulgação e reprodução. Pedimos o favor de citar a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

 ** Para usuários do sus e clínicas populares, que estão em busca de atendimento de qualidade  em saúde mental com baixo custo, a clínica Dr. Lincoln Andrade oferece o programa "Saúde mental para todos". Para mais informações entre em contato pelos fones (41) 30391890 e 996437333 (whatsapp).

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário