fbpx

Tratamento do estresse excessivo e do sofrimento mental no Trabalho

O estresse no trabalho de empreendedores, executivos e profissionais de diferentes áreas de atuação pode colocar sua saúde em risco, e colocar também em risco as corporações em que atuam, pois um desempenho excelente e a tomada de decisões acertadas exigem que os profissionais estejam em equilíbrio físico e emocional. O estresse acumulado no trabalho pode também “transbordar” para o convívio social e familiar, acarretando problemas fora do ambiente de trabalho.

“A saúde é o maior ativo do profissional”

Infelizmente, profissionais em geral desconhecem ou tendem a menosprezar os prejuízos causados pelo estresse excessivo, e assim acabam percebendo tais efeitos negativos apenas quando sentem sua capacidade produtiva diminuir acentuadamente, ou somente quando adoecem.

Inúmeros estudos realizados em diferentes países sobre saúde mental e estresse no trabalho têm demonstrado importantes prejuízos à saúde dos profissionais, e mais acentuadamente sobre as mulheres, pois estas estão submetidas a dupla jornada trabalho/família. Esses prejuízos são decorrentes principalmente do estresse excessivo, com registro de alta incidência de ansiedade, depressão, fadiga e esgotamento.

Causas de estresse no trabalho

As causas do estresse no trabalho são inúmeras e envolvem muitos  fatores, entre eles os abaixo listados:

  • Problemas de relacionamento interpessoal
  • Sobrecarga de trabalho
  • Ritmo de trabalho acelerado
  • Pressão exagerada por desempenho
  • Metas de trabalho excessivas ou inatingíveis
  •  Assédio moral no trabalho
  • Falta de reconhecimento do esforço do profissional
  • Falta de transparência em processos de promoção
  • Número elevado de horas de trabalho
  • Intervalos muito curtos durante a jornada de trabalho
  • Ambiente desagradável e falta de cuidado com a ecologia do trabalho
  • Cultura empresarial que estimula competição desmedida entre funcionários
  • Salário muito baixo

Consequências do estresse no trabalho

As consequências do estresse excessivo no trabalho surgem de modo lento e progressivo, causando prejuízos não somente em nossas emoções e comportamentos, mas afetando também nosso organismo.

Nos aspectos mentais e emocionais o estresse causa irritabilidade, sensação de cansaço crônico, impaciência, dificuldade de concentração, dificuldade para dormir  e muitas outras alterações. Quanto mais intenso e prolongado o estresse, mais a pessoa tende a modificar seu comportamento e seu modo de se relacionar com colegas de trabalho e clientes, chegando a perda da prazer na atividade e no autoconceito como profissional.

 O estresse desregula também o funcionamento harmônico das funções do organismo, causando alterações digestivas, alteração do apetite, azia, prisão de ventre, formação de gazes, sono de baixa qualidade,  dores difusas ( de cabeça, nas costas, nos ombros, pescoço) e uma infinidade de outros desconfortos. Predisposições genéticas à certas doenças, como diabetes e hipertensão arterial, delimitam áreas de fragilidade física onde o estresse pode conduzir ao adoecimento.

Quando o estresse se torna insuportável surgem quadros como esgotamento profissional (síndrome de burnout), fobia do local de trabalho (workplace Phobia) e a pessoa pode inclusive vir a adoecer gravemente.

O conjunto composto por sofrimento emocional intenso + perda de prazer na atividade profissional + perda do senso de valor profissional + modificação acentuada do comportamento habitual caracteriza o quadro de esgotamento profissional (síndrome de burnout), e nesta condição a pessoa já está em adoecimento franco.

Tratamento do estresse no trabalho

O tratamento do estresse no trabalho envolve diversos recursos, que devem ser utilizados de modo individualizado, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Envolve aconselhamento para prevenção do estresse físico e mental, uso de medicamentos e psicoterapia.

Para auxiliar profissionais de diferentes áreas na administração do estresse e da ansiedade de origem profissional, ou mesmo do estresse de outra origem, mas com repercussão no trabalho, e atendê-los em seus cuidados de saúde mental, oferecemos nosso serviço de Atenção ao Estresse, Ansiedade e Saúde Mental no trabalho.

Oferecemos aconselhamento, orientação e também tratamento de transtornos emocionais e de saúde mental relacionados ao trabalho, como ansiedade, depressão, fadiga, esgotamento emocional, síndrome de burnout e estresse pós-traumático.

Nossa ampla experiência no atendimento de pacientes com problemas de estresse excessivo, ansiedade e transtornos mentais relacionados ao trabalho nos permite oferecer atenção especializada e de alta qualidade na interface saúde e trabalho.

“O estresse excessivo e prolongado desperta o que há de pior em nós, prejudica nosso desempenho, nossos relacionamentos e as pessoas a nossa volta, e leva ao adoecimento”.         Dr. Lincoln César Andrade

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade.
Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site).

* Dr. Lincoln Andrade é médico psiquiatra especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse elevado, ansiedade e pânico. Tem 10 anos de experiência no atendimento intensivo de psiquiatria ocupacional e de saúde mental no trabalho.  Para maiores informações e agendamento de consultas ligar nos fones (41) 30391890 e (41) 996437333. Atendimento somente particular.

Atendemos clientes particulares e também corporativos. 

"Clinica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de tratamento da crise emocional de Curitiba"

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário