Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

Tipos de infidelidade, parte 2: afetividade superficial, sexo eventual

Neste segundo artigo sobre infidelidade vou abordar o caso de pessoas infiéis cuja característica central é estabelecer algum envolvimento afetivo com a parceira fora do casamento , envolvimento afetivo geralmente baixo, em relações sexuais quase sempre eventuais.

Pessoas infiéis com essas características geralmente amam muito suas parcerias, sejam mulheres ou homens, assim como seus filhos, e não têm a menor intenção de se separar. Também não costumam procurar outras parceiras de modo regular nem ativamente, mas quando existe atração por alguém e são correspondidos acabam dando vasão ao desejo sexual.

Esse tipo de infidelidade costuma ocorrer em viagens à trabalho ou outras situações de muito baixo risco de serem descobertos, e esses infiéis não costumam procurar essas parceiras eventuais após o sexo. Podem vir a procurar contato com essas parceiras em novas ocasiões que favoreçam o encontro, se acharem que vale a pena.

Esses infiéis, geralmente homens, apreciam essas mulheres além do sexo eventual, podem ter algum nível de envolvimento, sair para jantar, um teatro ou um barzinho, mas não há envolvimento emocional em um nível profundo. Pode acontecer algum nível de amizade e muito sexo prazeroso, mas pouco significado afetivo, e ambos os parceiros costumam estar conscientes de que não há qualquer exclusividade sexual entre eles.

Como em qualquer situação de infidelidade, o risco de ser descoberto e prejudicar o casamento está sempre presente. Qualquer descuido pode vir a denunciar a infidelidade, e as consequências para o relacionamento “oficial” podem ser desastrosas. Portanto, vale a pena se perguntar se o prazer compensa o risco de arruinar seu relacionamento a magoar profundamente o cônjuge.

Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade. Permitida a reprodução e divulgação, desde que citada a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é Especialista em Sexualidade Humana pelo projeto sexualidade (PROSEX), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/SP), com quase 17  anos de experiência atendendo pessoas solteiras e casais com problemas afetivos e sexuais. É também médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP),  especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico.  Agendamento de consultas pelos fones (41) 996437333.