Este tipo de infidelidade que denominei de “sexo + romance” ocorre quando uma determinada pessoa, homem ou mulher, conhece alguém que julga atraente, acaba convivendo com essa pessoa de uma maneira próxima, seja no trabalho, na faculdade ou outro ambiente, inicia uma amizade, sente maior atração e conexão física, emocional ou intelectual, aprofunda gradativamente a intimidade e acaba por se envolver em um caso amoroso de longo prazo.
Trata-se portanto de uma espécie de “cilada”, pois devido a completude afetiva, sexual e e mesmo intelectual que encontra nessa nova parceria, a pessoa comprometida agora deseja a esposa, a família e a amante. Este tipo de infidelidade é a mais comum entre as mulheres que traem, mas entre os homens também é frequente.
Esse tipo de relacionamento vai crescendo a partir do contato inicial dos parceiros até o cruzamento da linha que separa amizade de romance, por isso costuma ser muito intenso, mais forte do que sexo pelo sexo ou sexo com pouca afetividade. O cruzamento da linha geralmente ocorre quando um dos parceiros começa a abrir sua intimidade afetiva e sexual e o outro corresponde de igual maneira. Muitos desses casos amorosos acontecem com ambos os amantes já sendo comprometidos, uma espécie de dupla infidelidade.
Assim, a intimidade com a parceria “oficial” vai diminuindo e com a “outra” vai aumentando. E quanto maior a conexão emocional, a intimidade e o prazer desfrutados com a/o amante, menor a conexão com a esposa ou o marido.
Este tipo de relacionamento funciona como uma espécie de “bomba relógio” para o casamento do infiel. devido a duração de longo prazo, os sinais da infidelidade vão se multiplicando, e a descoberta do caso pelo cônjuge traído é questão de tempo.
Pode haver ainda uma situação mais complicada neste tipo de infidelidade, que ocorre quando o homem heterossexual infiel, incapaz de decidir com qual das parceiras quer permanecer, não se separa e acaba mantendo duas famílias simultaneamente, as vezes com filhos de ambas as mulheres. Obviamente que quando tal situação é descoberta, pois é quase impossível manter o outro relacionamento em segredo por muito tempo, as repercussões costumam ser não somente emocionais, mas também legais, envolvendo filhos, patrimônio e uma série de outros problemas.
Diz uma famosa frase que à sombra de um casal sempre existe uma terceira pessoa. Portanto, é preciso cuidar bem e investir em seu relacionamento. E se seu relacionamento vale a pena, considere que mesmo havendo atração por outra pessoa é melhor pensar muito bem antes de permitir que haja maior intimidade entre vocês, pois as consequências serão imprevisíveis.
Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade. Permitida a reprodução e divulgação, desde que citada a fonte (autor e site).
Dr. Lincoln C. Andrade é Especialista em Sexualidade Humana pelo projeto sexualidade (PROSEX), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/SP), com quase 17 anos de experiência atendendo pessoas solteiras e casais com problemas afetivos e sexuais. É também médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP), especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 996437333.