Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

Tipos de infidelidade, parte 1: “É só sexo”

Geralmente homens têm mais dificuldade de separar sexo e afetividade do que mulheres, portanto, o presente artigo trata de um tipo de infidelidade bastante mais frequente em homens do que em mulheres, a infidelidade puramente sexual, que denominei de “só sexo”.

Trata-se de um tipo de infidelidade onde a pessoa casada, geralmente o homem, busca sexo sem desenvolver intimidade, sem afetividade, evitando conexão com  a parceira ocasional. Esse homem tem um modelo mental de sexo bem definido, um tipo de crença na qual sexo sem que a esposa saiba não é problema, pois não a estará magoando, e/ou que se não houver  penetração não será sexo, portanto cybersex, por exemplo, não é infidelidade.

Esse tipo de pessoa infiel costuma ver o sexo casual como um tipo de atividade esportiva, como jogar futebol ou correr de bicicleta. Muitos homens comprometidos creem que sair com prostitutas, assistir pornografia, usar apps de encotro, trocar nudes ou flertar não é traição, apenas diversão, e justificam essa crença afirmando que não há compromisso ou envolvimento emocional.

N verdade nenhum desses comportamentos seria inerentemente problemático não fosse o compromisso de fidelidade e monogamia estabelecido com uma parceria, independentemente de se tratar de casal heterossexual ou homoafetivo. Logo, querer ter sexo sem dar importância às parcerias eventuais não é o problema, desde que as mesmas entendam isso. O problema está em mentir, ocultar, manter segredos e quebrar o compromisso assumido com a parceria “oficial”, tudo isso sem contar com a dor que a descoberta pode causar à pessoa que está sendo vítima da traição.

Portanto, fica o aviso. Se você funciona sexualmente sob o modelo mental “é só sexo”, melhor repensar tudo antes que venha se ser descoberto (a) e tudo em sua vida afetiva se complique.

Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade. Permitida a reprodução e divulgação, desde que citada a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é Especialista em Sexualidade Humana pelo projeto sexualidade (PROSEX), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/SP), com quase 17  anos de experiência atendendo pessoas solteiras e casais com problemas afetivos e sexuais. É também médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP),  especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico.  Agendamento de consultas pelos fones (41) 996437333.