Quando você leva o estresse do trabalho para casa

A irritação e a raiva sem controle, direcionada contra seus familiares ao chegar em casa do trabalho, indicam que você está transbordando em seu lar emoções negativas que estão afetando seu humor no exercício de sua ocupação profissional, e podem ser um importante sinal de alerta quanto ao seu nível de estresse no trabalho!

Você frequentemente chega em casa, vindo do trabalho, muito impaciente, se irritando facilmente, gritando com seus familiares, sem disposição para conversar com o cônjuge ou brincar com os filhos? Então você está sofrendo de estresse no trabalho e “transbordando” emoções negativas para dentro do seu lar, comprometendo seu relacionamento com as pessoas mais importantes na sua vida: sua família!

“O transbordamento do estresse originado no local de trabalho para dentro  do lar funciona como uma inundação diária de emoções negativas em seu ambiente familiar, e talvez seja a mais negligenciada faceta do estresse ocupacional, visto que causa enorme sofrimento às famílias”.

Esse comportamento irritado, certamente um dos sintomas mais importantes quando se fala sobre estresse elevado ou persistente, é uma grave consequência do estresse acumulado no trabalho e no deslocamento para casa, este último sendo um dos componentes do estresse urbano. Sem perceber claramente e , mais importante, sem saber como lidar com isso, o profissional/trabalhador acaba por descarregar tensão emocional trazida do ambiente de trabalho em seu próprio lar, comprometendo a paz do lar e dos familiares.

Resultado de imagem para stress family

Essa dificuldade em deixar o estresse do trabalho do lado de fora do ambiente familiar compromete o descanso, leva à sentimentos de culpa devido a atitudes intempestivas e gera sofrimento emocional para todos, atingindo principalmente os filhos, que não entendem a razão de tal comportamento. Também dificulta o diálogo, o afeto e a vida sexual com seu cônjuge. Muitas vezes leva a pessoa a agredir verbal e até fisicamente filhos e cônjuge, colocando em risco o casamento e o vínculo com os filhos.

Muitas vezes o próprio trabalhador não percebe ou não admite que está transbordando emoções negativas ao implicar com a rotina da casa e com comportamentos normais dos familiares. Além do comportamento irritado, outros sintomas frequentes do estresse são o cansaço e a inquietação, uma sensação de mal estar e desconforto generalizado.

E o que fazer ao perceber que você ou seu familiar está transbordando estresse do trabalho no lar?

Para evitar o transbordamento de emoções tóxicas originárias do ambiente profissional em seu lar é preciso primeiro perceber que isso está de fato acontecendo, prestar atenção em sua falta de controle e nas queixas de seus familiares a respeito de sua irritabilidade, seguido do treinamento em “descompressão emocional”, que são técnicas de relaxamento que ensinamos em nossa clínica. Com isso seu lar volta a ser seu local de paz e repouso, e toda a família se sente feliz com seu retorno para casa a cada dia.

Algo que você pode fazer facilmente para mudar este estado emocional ao chegar em casa é se deitar em um local confortável, fechar os olhos e ouvir uma música relaxante por aproximadamente 20 minutos antes de entrar na rotina do lar, deixando a mente vagar livremente. Isso permite que mente e corpo relaxem, e você se sentirá outra pessoa ao se levantar e entrar na rotina do lar. Mas precisa relaxar por 20 ou 30 minutos. Menos do que isso não é efetivo para o relaxamento. Caso adormeça não há problema. E evite todo custo se deitar no sofá e assistir noticiários de TV ao chegar em casa, pois somente adicionam emoções tóxicas à sua mente e corpo.

Para o tratamento do estresse e da ansiedade na grande Curitiba procure hoje mesmo a clínica de atenção ao estresse e ansiedade Dr. Lincoln Andrade, viva mais tranquilo e proteja sua família das ações do estresse originário de seu trabalho.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade
Pode ser reproduzido e publicado desde que citada a fonte (autor e site).

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra especializado no tratamento de crises emocionais, estresse de qualquer origem, pânico e transtornos de ansiedade. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário