fbpx

Medo (fobia) de avião

Resultado de imagem para aerofobia

DEFINIÇÃO DE FOBIA DE AVIÃO (AEROFOBIA)

Fobia de avião, ou aerofobia,  é definida como  medo intenso, persistente e desproporcional ao risco envolvido nas viagens de avião, e geralmente vem acompanhada de fobia de lugares altos (acrofobia) e de lugares fechados, apertados (claustrofobia). Grandes aviões comerciais, helicópteros e pequenos aviões geram o mesmo tipo de resposta de medo intenso e irracional.

CAUSAS DE FOBIA DE AVIÃO

Estima-se que próximo de 50% das pessoas apresentam algum grau de medo de voar em aviões, e diversos medos estão direta ou indiretamente envolvidos, como sensação de falta de controle, medo de adoecer, de vomitar, assim como medo de sofrer ataque de pânico e não ter como ser socorrido. Medo de terrorismo e de lesões graves e deformantes no caso de acidente também contribuem, assim como ruídos próprios do avião, turbulência e tempo muito longo de viagem. Outro motivo para o medo de voar é a ênfase que a imprensa dá a cada acidente aéreo, tanto nos detalhes quanto na falta de informações realmente úteis, e faz parecer que os acidentes aéreos vêm aumentado em frequência, quando na verdade o número de vôos é que vem aumentado continuamente.

GRAVIDADE DA FOBIA DE AVIÃO

O medo de viajar de avião tem graus variados, e é até certo ponto comum quando não causa prejuízo no funcionamento da pessoa acometida. Mas no extremo de gravidade encontram-se as pessoas que se sentem mal ao pensar ou ouvir falar em viajar de avião, situação chamada então de fobia de avião ou aerofobia. Essas pessoas se privam de viagens de férias, encontros com a família ou compromissos profissionais, o que traz óbvios prejuízos à sua qualidade de vida.

TRATAMENTO DO MEDO DE VIAJAR DE AVIÃO

Para algumas casos mais leves de fobia de avião bastam informações a respeito de segurança de vôo e sobre coisas rotineiras como ruídos e turbulências. Para situações mais graves o tratamento envolve uma mistura de técnicas de exposição gradativa ao estimulo fóbico associada à técnicas de relaxamento físico e mental, o que conduz à recuperação da sensação de controle da ansiedade e dos pensamentos catastróficos que causam o medo.

Resultado de imagem para aerofobia

Texto escrito pelo Dr. Lincoln Cesar Andrade

Permitida a reprodução e publicação desde que citada a fonte (autor e site)

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário