fbpx

Avalie aqui se você tem hábitos ruins de sono

A insônia está fortemente ligada a hábitos ruins de sono, que precisam ser corrigidos independentemente do uso ou não de medicamentos para tratamento da mesma. Como citei em  artigo anterior a respeito do assunto, a insônia pode causar severos problemas de saúde quando persiste por período prolongado, variando de problemas cardíacos à  disfunção sexual.

Para avaliar como andam seus hábitos de sono, segue abaixo uma lista de perguntas. Cada resposta afirmativa indica um hábito de sono que precisa ser analisado e modificado.

Questionário de hábitos ruins de sono:

Você se deita para dormir aproximadamente no mesmo horário, na maioria das noites?

Você toma café, chá, refrigerante ou outra substância estimulante após o anoitecer?

Você toma bebidas alcoólicas antes de dormir?

Você costuma se alimentar antes de dormir?

Você assiste TV na cama?

Você usa sua cama como uma espécie de escritório, usando notebook e/ou realizando atividades de trabalho ou estudo?

Você costuma fazer uso de smartphone antes de dormir?

Você costuma fazer trabalhos que envolvem atividades mentais intensivas antes de dormir?

Seu quarto é muito quente no horário a noite?

Sua cama oferece conforto suficiente para uma boa noite de sono?

Você dorme com uma pessoa que ronca muito ou perturba seu sono de alguma maneira?

Seu quarto de dormir é afetado por ruídos ou luz

Você costuma cochilar durante o dia?

Você toma medicamentos com potencial para prejudicar seu sono?

A lista de perguntas acima não inclui todos os hábitos ruins de sono, mas permite uma avaliação de como estão os seus hábitos. Analise suas respostas e procure melhorar seus hábitos de sono. Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas o resultado positivo da mudança costuma aparecer rapidamente.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade

Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site).

*Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica  pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP-USP), especializado no atendimento de pacientes em crises emocionais, estresse elevado, medo e pânico. Tem vinte anos de experiência na área. É também especialista em sexualidade humana pelo projeto sexualidade do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP (HC/USP). Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, para tratamento do transtorno de pânico, e o o Centro de  relaxamento profundo, de medicina mente e corpo. Dr. Lincoln também mantém um canal no youtube, a Escola de saúde mental, para o ensino gratuito sobre saúde mental e qualidade de vida.

Atendimento presencial, domiciliar e por telemedicina (para todo Brasil). Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário