Amar é um investimento para pessoas valentes

Existem garantias para quem investe no amor romântico? Pense nisso por um instante. É muito importante!

Muitas pessoas tem medo de amar, de investir em uma relação amorosa. Temem a infidelidade, temem não serem valorizadas, serem deixadas. E estão certas até certo ponto, pois você pode fazer o seu melhor para manter um relacionamento amoroso e ainda assim as coisas não funcionarem como deveriam.

Compare o investimento no amor com um investimento financeiro e verá que a coisa fica mais complicada. Você pode ser um investidor medroso e deixar seu dinheiro na poupança, assim não perde, mas também não ganha. Pode também fazer um investimento conservador, com pouco risco, e receber dividendos modestos. Pode finalmente fazer um investimento de alto risco em ações, podendo ganhar muito ou perder muito. Mas ainda assim existe mais chance de previsão e controle quando se investe dinheiro do que quando se investe no amor.

No amor não: você pode fazer tudo certo e dar tudo errado! Pode dar o melhor de si e não haver reciprocidade. Pode amar e não ser amada. Pode ser generosa com um parceiro que se mostra egoísta. Pode ser fiel mas descobrir estar sendo traída.

Portanto o investimento no amor é um investimento para gente valente, corajosa, disposta a receber da vida aquilo que a vida tem a oferecer, e também consciente e disposta a assumir os prejuízos em caso de insucesso, pois a vida é feita de incertezas, mudanças e risco.

É sempre muito triste e doloroso perceber que estivemos investindo tempo, energia e afeto em um relacionamento com alguém que não soube ou ou não pôde retribuir. Em outras situações a vida acabou afastando os caminhos dos amantes e ninguém percebeu o que estava acontecendo. Nem sempre existe culpados quando uma relacionamento amoroso fracassa.

Para quem quer viver a vida em toda sua intensidade, e sentir a emoção de um amor verdadeiro, não há outra opção a não ser  investir em seu relacionamento amoroso, ter fé e se apoiar em suas melhores esperanças. A outra opção é se proteger da vida, sair sempre com um guarda-chuva, deixar o dinheiro na poupança...

Texto escrito pela Dr. Lincoln C. Andrade

Permitida a reprodução e divulgação desde que citada a fonte (autor e site)

*Dr. Lincoln Andrade é medico psiquiatra especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico. Atende pessoas em crise emocional de origem amorosa e sexual há 15 anos. É sexólogo formado pelo projeto sexualidade (PROSEX) do hospital das clínicas da USP. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário