A maioria dos dependentes de sexo tem alguma expectativa de que as pessoas de seu meio profissional, social e familiar não perceberão os danos causados por suas ações. Portanto, muitos ficam perplexos quando sofrem as consequências de serem demitidos, as vezes por justa causa, ou terem problemas financeiros, problemas legais, conjugais, divórcios, etc.
As consequências, no entanto, são sinais de que a realidade acaba se impondo. Os viciados acabam sofrendo essas consequências porque a sociedade não compartilha das suas distorções de pensamento e de seus comportamentos. Mentiras, promessas não cumpridas e comportamentos sexuais inaceitáveis acabarão custando muito caro para o dependente.
Os viciados em sexo descobrem então que sua negação é somente o início de um longo processo de perdas, pois as perdas começam a aumentar e o dependente tenta evitar o momento da verdade através da negação de sua realidade. Mas, finalmente, o momento da verdade chega e o desastre é iminente.
Geralmente, e infelizmente, somente quando a pessoa compulsiva é descoberta pela parceria, sofre algum prejuízo importante no trabalho, nas finanças ou cai em algum golpe é que surge a consciência da realidade e a possibilidade de tratamento e recuperação.
Se você é um dependente de sexo, você também teve, está tendo ou terá graves consequências ao ser descoberto em seu comportamento sexual. Embora seja difícil enfrentar essa situação, uma avaliação honesta das suas consequências melhorará muito a sua chance de recuperação.
Na recuperação, todos os viciados em sexo devem fazer uma lista completa das consequências de seu comportamento sexual, pois a lista costuma ajudar muito no início e durante o tratamento.
Seja o mais realista possível ao listar as consequências emocionais do seu comportamento sexual, e assinale abaixo os itens que descrevem essas consequências.
Consequências Emocionais do comportamento sexual compulsivo:
1. Sentir que você tem vivido duas vidas diferentes – uma pública e outra secreta, com necessidade permanente de esconder a vida secreta.
2. Agir contra seus próprios valores e crenças, com prejuízo do autoconceito e sentimento de menosvalia
3. Fortes sentimentos de culpa e vergonha
4. Fortes sentimentos de isolamento e solidão
5. Paranoia, que ocorre devido a necessidade de esconder sua vida sexual dupla, sempre preocupado em não ser descoberto
6. Perda de autoestima por todos os motivos aqui listados
7. Perda de contato com a realidade, seja pela imersão nos comportamentos sexuais compulsivos, seja pela negação do problema
8. Perda de objetivos de vida, que ocorre quando somente a gratificação sexual e o alívio importam
9. incerteza quanto ao futuro
10. Depressão, que ocorrem devido ao estresse causado por problemas constantes ligados ao comportamento sexual
11. Exaustão emocional
12. Desespero e ideação suicida
13. Tentativa de suicídio
Texto de autoria do Dr. Lincoln Cesar Andrade. Permitida a reprodução e divulgação, desde que citada a fonte (autor e site).
Dr. Lincoln C. Andrade é Especialista em Sexualidade Humana pelo projeto sexualidade (PROSEX), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/SP), com quase 16 anos de experiência atendendo pessoas solteiras e casais com problemas afetivos e sexuais. É também médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP (HC/RP), especializado no tratamento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 996437333.