fbpx

Relaxando mente e corpo através da atenção concentrada

Concentrar a mente em um único estímulo, evitando excesso de estimulação mental e de ativação mental é o princípio que norteia as técnicas de relaxamento através da mente.

A mente funciona continuamente com muitos estímulos, externos e internos. Os primeiros são captados pelos sentidos, imagens, sons, contatos físicos, cheiros, sabores. Os internos são nossos pensamentos e registros de memória. O excesso de estímulos, de atividade mental ou de preocupação, ocasiona ativação contínua do sistema nervoso, o que nos deixa extenuados.

A nossa mente é como um rio de pensamentos que flui de modo ininterrupto, e nos perdemos na correnteza desse rio, o que dificulta o relaxamento. Nossa mente é conhecida entre os orientais como mente de macaco, que pula de Galho em galho, de pensamento em pensamento.

Para que possamos relaxar a mente devemos concentrá-la em uma atividade simples, um estímulo único, produzindo assim ondas de relaxamento e bem estar. E isso podemos fazer através de do foco em nosso corpo, em nossa respiração, em uma oração repetida, um som, uma melodia e muitas outras formas. O importante é procurar manter a concentração no estímulo, para evitar que a mente divague, volte a se perder em pensamentos.

Após 20 ou 30 minutos de prática surge muita paz e tranquilidade, um grande relaxamento. Mas é preciso treino, pois apesar de simples não é fácil manter a atenção concentrada. Esse é o princípio da meditação, tão falada e tão pouco compreendida, muitas vezes confundida com práticas religiosas ou místicas.

Então escolha seu método e procure praticar. veja o vídeo que acompanha este artigo e siga-nos no youtube, para conhecer muito mais sobre saúde mental.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a livre divulgação e reprodução. Pedimos o favor de citar a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico.
______________

Nosso atendimento é  presencial (mediante medidas de proteção), telemedicina (via skype e whatsapp vídeo) ou domiciliar.  Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário