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Aprenda a poderosa técnica do Body Scan

O Body scan é uma poderosa técnica de relaxamento mental e físico, cuja origem se encontra na antiga prática da Hatha Yoga. Conhecida também como escaneamento corporal ou exame do corpo com a mente, consiste em percorrer todo corpo, dos pés à cabeça, utilizando a mente com meio de perceber todas as sensações em cada segmento corporal. Neste artigo explico a técnica, e você também pode assistir a descrição da técnica no vídeo que coloquei junto ao texto.

Na prática funciona da seguinte maneira: imagine que sua atenção é uma lanterna, cuja concentração da atenção é como se fosse o facho concentrado de luz, com o qual você vai percorrer cada segmento de seu corpo lentamente, examinando com calma todas as sensações que puder perceber. Essas sensações podem ser percebidas como dor, tensão muscular, frio, calor, formigamento ou mesmo ausência de qualquer sensação.

Você inicia a prática deitado(a) em uma superfície firme e confortável, como um tapete ou colchonete. Fique alguns minutos com os olhos fechados para se acomodar. Comece então o exame do corpo a partir dos dedos de um dos pés, percorrendo lentamente todos os dedos, a planta e o dorso do pé, tudo com muita atenção. Sem atenção concentrada sua mente tende a dispersar, perdendo-se em pensamentos. Continue percorrendo a perna e a coxa. Em seguida faça o mesmo na outra perna. Passe então para a pelve (bacia) e examine a região genital e as nádegas. Perceba todas as sensações, preste bem atenção.

Siga para o abdome, peito e dorso (costas), sempre com muita atenção. Não tenha pressa, trata-se de uma atividade de relaxamento, na qual você nada produz além de bem estar e cuidado com sua saúde. Quem é apressado, tenso ou inquieto tende a achar que relaxamento é perda de tempo, que deveria estar fazendo algo "útil", por isso nunca consegue relaxar. Também tende a confundir relaxamento com lazer e diversão. Saiba que não são a mesma coisa. Relaxar deveria ser uma prática habitual de cuidado com a saúde.

Siga então para o pescoço e ombro, regiões de muita descarga de tensão, frequentemente com certa rigidez devido as tensões do dia a dia. Observe aí com mais atenção ainda. Assimile as sensações, tome consciência. Vá em seguida com sua lanterna da atenção para a mandíbula, faces, olhos e testa. Examine cada segmento com muito cuidado, sem pressa.

Ao terminar de percorrer todo o corpo fique alguns minutos de olhos fechados, prestando atenção em todo o corpo ao mesmo tempo. Perceba o relaxamento do corpo, a paz da mente, a respiração e o coração em ritmo tranquilo, harmônico.

Lembre-se de que o objetivo é transformar o relaxamento em um hábito, para que se torne uma prática de cuidado com sua saúde. Todos nós precisamos relaxar rotineiramente, para aliviar tantas tensões do dia a dia e curar nosso corpo. Comece então hoje mesmo a pratica o body scan, para ter sua própria experiência de relaxamento profundo.

Texto de autoria do Dr. Lincoln C. Andrade. Permitida a livre divulgação e reprodução. Pedimos o favor de citar a fonte (autor e site).

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico.
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