fbpx

Saúde Mental do Adolescente

saude-mental-do-adolescente
Segundo a organização mundial de saúde (OMS), metade das doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.

Caracterizada por rápidas e importantes mudanças físicas e psicológicas, a adolescência e os primeiros anos da vida adulta são períodos do desenvolvimento ao mesmo tempo empolgantes e preocupantes, pois dependendo do contexto podem conduzir a saúde ou à doença mental.

A adaptação do adolescente e do adulto jovem às mudanças próprias da idade, formação da identidade pessoal, aparência física, atratividade e sexualidade, aceitação pelo grupo social, definição de caminhos no estudo e uso crescente de redes sociais e novas tecnologias são  fatores de desenvolvimento e sociais praticamente universais atualmente, com o uso de novas tecnologias da informação cada vez mais comum, com tudo de positivo e negativo que isso acarreta.

O Bullying cibernético é um claro exemplo dos aspectos negativos das redes sociais. Aspectos genéticos associados às mudanças hormonais também são possíveis fatores que podem desencadear doenças mentais nesta fase da vida.

Tudo isso ocorrendo em um mundo que se encontra em rápida transformação é capaz de gerar carga elevada de estresse sobre essa população jovem, o que é agravado pelo pouco tempo que costuma passar com os pais, ambos no mercado de trabalho geralmente.

Os fatores acima relacionados representam um possível "campo minado" para o desenvolvimento adolescente e do adulto jovem.

Também segundo a OMS, aproximadamente 1/3 dos adolescentes apresentam algum transtorno mental e a depressão é a terceira doença mental mais comum entre adolescentes. Ainda mais grave, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

OS transtornos mentais mais comuns da adolescência são :

  1. Depressão
  2. Transtornos de ansiedade
  3. Transtornos alimentares e ligados à aparência
  4. Problemas de comportamento e conduta social

Atualmente casos de dependência de jogos eletrônicos e de internet são um problema rapidamente crescente, assim como comportamentos de automutilação.

Na clínica Dr. Lincoln Andrade o adolescente encontra o suporte psiquiátrico e psicológico para o tratamento de transtornos mentais e emocionais e para a prevenção de possíveis quadros de saúde mental.

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo hospital das clínicas da USP. É especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".