Telefone / Whatsapp: (41) 9 9643-7333

Clínica de tratamento em Curitiba para crises emocionais, estresse, ansiedade, pânico, depressão e problemas afetivos e sexuais

Tratamento de Depressão e Prevenção do Suicídio em Curitiba

Você já se sentiu emocionalmente”para baixo” devido a um problema no trabalho, no namoro, casamento ou por ter se saído mal em uma prova da faculdade? Reflita um pouco a respeito de seus sentimentos durante esses acontecimento. Se entristeceu? Chorou? Não teve vontade de sair com amigos? Ficou abatido?

Se você é como a maioria das pessoas, sabe que se trata de um estado emocional transitório, que vai passar, e você voltará ao seu estado emocional anterior.

Experiências emocionais como as acima descritas são universais para nós seres humanos, o que torna difícil para a maioria das pessoas entender o que é realmente o transtorno de humor depressivo, conhecido mais popularmente como depressão.

A experiência de sofrer de uma depressão clinica, de um transtorno depressivo, está bem além das experiências normais emocionais, tanto em intensidade dos sintomas como em duração. Qualquer pessoa que pesquise sobre depressão na internet vai encontrar quase sempre uma lista de sintomas, onde invariavelmente constam tristeza, desânimo e pensamentos negativos, entre muitos outros.

O que essas listas não conseguem transmitir é a intensidade da angústia, o desespero, a sensação de perda de sentido de vida, a perda da capacidade de sentir satisfação com qualquer atividade, o medo, a sensação de solidão e principalmente a ideação suicida. Mais uma vez, para ficar bem claro: tudo é uma questão de intensidade e duração dos sintomas.

A depressão pode variar de leve a incapacitante, durar pouco ou muito tempo e acontecer em episódio único ou de modo recorrente. Pode também vir associada à ansiedade e mesmo ser uma das fases do transtorno bipolar de humor.

Outra questão importantíssima ligada à depressão é a ideação suicida. Segundo pesquisadores respeitados, a cada ano que passa 4 pessoas em mil cometerão suicídio, 7 farão planos para se matar e 20 irão considerar o suicídio seriamente (Borges et al., 2010). As coisas se tornam piores quando se sabe que mesmo em países desenvolvidos, com estatísticas confiáveis, o número de suicídios “mascarados” pode ser até 3 vezes maior. O número de suicídios no mundo todo é maior do que o número de homicídios, o que certamente parece difícil de acreditar.

Portanto, os transtornos depressivos e o risco de suicídio não são experiências emocionais que devam ser ignoradas ou subestimadas. Na clínica Dr. Lincoln Andrade  estamos acostumados a atender pessoas em quadros depressivos em diferentes níveis de gravidade, e não é nada incomum atendermos pessoas em risco de suicídio.

Devido a nossa ampla experiência no atendimento de pessoas em sofrimento emocional agudo, em situação de crise emocional, iniciamos nosso trabalho antes de tudo com o devido respeito ao sofrimento humano.

Caso esteja sofrendo devido a depressão grave ou ideação suicida, procure ajuda profissional imediatamente. Em caso de se sentir em risco iminente de suicídio procure um pronto-atendimento psiquiátrico imediatamente.

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra, com residência médica pelo Hospital das clínicas da USP (HC/RP) e treinamento em atendimento à crise psiquiátrica pela unidade de emergência (UE) do hospital das clinicas da USP em Ribeirão Preto-SP. É especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelo whatasapp: (41) 996437333.

“Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba”.

Artigos sobre depressão e prevenção do suicídio

como-lidar-com-a-raiva_dr-lincoln-andrade

Como lidar com a raiva

A raiva talvez seja a mais dramática e perigosa das emoções humanas, pois tem potencial para causar grandes danos. Quando você a sente frequentemente e

Saiba mais