fbpx

Atendimento Psiquiátrico Domiciliar

A SAÚDE MENTAL NO CONFORTO DO LAR.

CONHEÇA O HOME CARE DE SAÚDE MENTAL DA CLÍNICA DR. LINCOLN ANDRADE

O atendimento psiquiátrico domiciliar é uma forma avançada, humanizada e eficaz de atenção em saúde mental, com vários objetivos terapêuticos. E Curitiba agora conta com esse serviço especializado da clínica Dr. Lincoln Andrade,  que coloca nossa cidade entre os grandes centros de tratamento em saúde mental avançada no Brasil. Os serviços abrangem desde uma consulta no domicílio do paciente até o suporte de uma equipe especializada na moradia. Os serviços também envolvem atenção psicológica e de enfermagem psiquiátrica domiciliar, além de atendimento, suporte e orientação à família do paciente. Nosso trabalho começa com o necessário carinho e respeito ao paciente em sofrimento mental ou psicológico.

Conheça abaixo as Indicações mais comuns de atendimento psiquiátrico no domicílio:

Idosos com doença de Alzheimer associado a importantes alterações de comportamento, quando os comportamentos dificultam muito os cuidados em casa

Idosos com transtornos mentais graves, crônicos, cujo comportamento problemático dificulta o deslocamento até o consultório de psiquiatria

Para instituições de longa permanência de idosos (ILPI), quando algum morador está apresentando graves problemas de comportamento.

Pacientes com histórico de seguidas internações em hospitais psiquiátricos

Para famílias que não aceitam internar seu familiar com doença mental ou sofrimento psicológico em hospital psiquiátrico, e tem condições de oferecer tratamento da crise emocional em casa (quando isso é possível)

Pessoas com transtorno de pânico, que não conseguem sair de casa devido a grave agorafobia (medo apavorante de sofrer crise de pânico em locais públicos).

Pessoas com diagnóstico combinado de doenças clínicas graves (como câncer, Alzheimer ou vítimas de AVC)  e transtornos psiquiátricos, acamadas ou cadeirantes, cujo deslocamento seja difícil ou mesmo represente risco à saúde

Pacientes psiquiátricos que recebem medicamento injetável, confinadas ao domicílio, que necessitam ser medicados em casa.

Para tentar evitar uma internação psiquiátrica hospitalar iminente (quando possível)

Para receber um paciente em alta médica de internação psiquiátrica, ainda sem completa estabilização do quadro clínico, mas sem indicação de permanecer internado em hospital psiquiátrico

Pessoas com retardo intelectual ou transtorno global do desenvolvimento, quando  associados a comportamentos problemáticos que dificultam o comparecimento ao consultório

Para melhorar a adesão do paciente ao tratamento psiquiátrico; quando o suporte domiciliar facilita a aceitação do tratamento

Para pessoas gravemente deprimidas, que negligenciam os cuidados com a própria saúde

Para pessoas que precisam de consulta ou já  fazem tratamento regular em saúde mental, mas que preferem a comodidade do atendimento no domicílio ou têm dificuldade de se afastar do local de trabalho

Para atenção em saúde mental aos familiares e cuidadores de pessoas internadas em regime de home care, quando muito estressadas ou em sofrimento emocional importante devido à rotina extenuante na oferta de cuidados ao doente

Para cuidados domiciliares de psiquiatria ao paciente, por ocasião do  dia de  descanso ou  viagem do familiar ou cuidador.

Para dependentes de álcool ou drogas, em busca de desintoxicação domiciliar VOLUNTÁRIA, que não se adequam ou não aceitam tratamento em regime de internação hospitalar psiquiátrica (quando possível)

Para pessoas com transtorno mental que moram sozinhas e necessitam de supervisão em saúde mental  para atividades de vida diária


 

Equipe:

Dr. Lincoln Cesar Andrade, médico psiquiatra, Formação em psiquiatria pelo hospital de clínicas da USP (HC/RP-USP). Formação no atendimento à crise psiquiátrica pela unidade de emergência (UE) do hospital das clínicas da USP em Ribeirão Preto. Vinte anos de experiência  no atendimento de pacientes em crise mental e emocional. Atendimento domiciliar iniciado há 16  anos. Oito anos de experiência no trabalho com idosos psiquiátricos em instituições de longa permanência. Ampla experiência com pacientes com retardo intelectual e necessidades especiais. Fundador da clínica Dr. Lincoln Andrade de atenção ao estresse e à ansiedade, atualmente com 18 anos de funcionamento. Criou o programa CALMA para tratamento de pessoas sob estresse elevado, ansiedade e pânico. Especialista em sexualidade humana pelo Projeto sexualidade (PROSEX) do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP.

Psicóloga Jociane Casellas, formada pela universidade Tuiuti do Paraná, com dezoito anos de experiência clínica. Pós-graduada em psicologia clínica com ênfase em abordagem sistêmica. Pós-graduada em psicologia hospitalar. Especialista em psico-oncologia. Pós-graduanda em psicologia transpessoal. Atuante em cuidados paliativos. Experiência em home care.

Psicóloga Ivana Coimbra Freire, formada pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduação em psicologia sistêmica e individual pelo INTERCEF. Formação em psicologia hospitalar com ênfase em UTI pelo CEPETI. Atua há 29 anos e tem longa experiência no atendimento de pacientes psiquiátricos, com particular interesse no atendimento domiciliar.

A equipe é composta também por enfermeira psiquátrica e técnicas de enfermagem psiquiátrica. Reuniões de equipe para gerenciamento de casos e atualização em saúde mental domiciliar fazem parte da rotina de nosso trabalho.

Entre em contato para maiores informações.  Agende uma consulta em seu domicílio. Fones (41) 30391890, 996437333 e 999250562.

Fazemos atendimentos também em outros municípios, desde que dentro de nossas possibilidades em prestar um atendimento de qualidade. Estamos à disposição para mais informações.

SAÚDE MENTAL NO CONFORTO DO LAR. MAIS UM SERVIÇO DE QUALIDADE DA CLÍNICA DR. LINCOLN ANDRADE.

*Nosso trabalho não se destina ao atendimento de pacientes com comportamento francamente violento, intoxicadas por drogas ou álcool ou para remoção psiquiátrica involuntária.