fbpx

Ansiedade, Câncer e Oncologia

ansiedade-cancer-e-oncologia

PSIQUIATRIA ONCOLÓGICA

Sem dúvida o diagnóstico de câncer costuma ter um tremendo impacto sobre o paciente, e cada pessoa reage de um modo próprio ao receber o diagnóstico. Reações iniciais de ajustamento emocional como medo intenso, sintomas depressivos e ansiedade a respeito do futuro do paciente e sua família, filhos, podem ocorrer,  e a depressão pode aparecer em algumas pessoas durante o tratamento. Pessoas com histórico de depressão anterior ao diagnóstico de câncer têm maior chance de apresentar episódios depressivos após o diagnóstico.

Pessoas com histórico de transtornos de ansiedade como síndrome do pânico e ansiedade generalizada podem desenvolver crises agudas de pânico ao receber o diagnóstico ou mesmo durante o tratamento quimioterápico. A ansiedade também costuma aumentar muito antes e durante os exames periódicos de monitoramento da doença.

Um outro problema é a frequência de notícias sobre câncer veiculadas na TV e em outros meios de comunicação, o que impede a pessoa que sofre de câncer de ficar pensando na doença a todo momento.

 A pessoa que sofre de câncer  e a equipe médica devem estar sempre atentos para o surgimento de sintomas de depressão ou ansiedade. Caso isso ocorra é preciso iniciar sem demora o tratamento farmacológico e/ou psicoterápico, muito importantes para manter a saúde mental e a imunidade do paciente durante o tratamento.

Uma pessoa emocionalmente abalada pode, por exemplo, abandonar as consultas médicas e mesmo as sessões de radio ou quimioterapia, o que é muito prejudicial para o tratamento do câncer.

Em nossa clínica oferecemos toda nossa experiência no atendimento da pessoa em crise emocional devido ao diagnóstico e tratamento do câncer, procurando auxiliá-la em todas suas necessidade emocionais.

Devido a frequência de atendimento de pacientes com graves alterações emocionais após diagnóstico de doença câncer, Dr. Lincoln criou um programa que oferece os recursos de tratamento abaixo listados:

1) Atendimentos psiquiátrico de crises emocionais e nervosas, para situações de ansiedade elevada ou crises de ansiedade secundárias ao diagnóstico de câncer.

2) Atendimento de consultas psiquiátricas para outros transtornos emocionais, secundários ao diagnóstico de câncer

3) Psicoterapia individual, para suporte emocional e enfrentamento da situação de adoecimento, conduzida por psicóloga experiente

Nosso programa de tratamento tem diversos objetivos, que são de grande importância para o paciente e sua família:

a) Melhor controle emocional

b) Reforço das habilidades de enfrentamento do estresse

c) Instilar otimismo, em oposição à desesperança que afeta tantos pacientes

d) melhorar o comprometimento e a adesão ao tratamento da doença

e) Aprimoramento de objetivos de vida e prioridades

f) Reforço da vida espiritual, independente da religião do paciente, fundamental para pessoas que se encontram preocupadas com perdas e gravidade da doença

G) Manutenção da vida social e reforço dos laços afetivos

i) Manutenção da qualidade de vida amorosa,  sexual e familiar

j) Cuidado com o bem estar dos familiares

Para o controle do estresse e o tratamento da ansiedade Dr. Lincoln Andrade criou o programa CALMA. Neste programa, único em Curitiba, os pacientes recebem tratamento de acordo com sua necessidade individual. O tratamento pode envolver uso de medicamentos para controle dos sintomas agudos ou de longo curso, atenção psicológica, treinamento para controle do estresse e da ansiedade, orientação detalhada sobre o trastorno emocional e atenção à família do paciente. O programa envolve também reuniões em grupo com pacientes e familiares quando necessário, para melhor adesão do paciente ao tratamento e melhor resultado final.

calma

CONHEÇA MELHOR SOBRE O PROGRAMA CALMA clique aqui

AGENDE SUA CONSULTA HOJE MESMO! LIGUE (41) 30391890 E 996437333

Dr. Lincoln C. Andrade é médico psiquiatra com residência médica pelo hospital das clínicas da USP, especializado no atendimento de pessoas em crise emocional, estresse, transtornos de ansiedade e pânico. Tem vinte anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional de qualquer origem. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, especializado no tratamento de ansiedade e pânico. Agendamento de consultas pelos fones (41) 30391890 e 996437333.

"Clínica Dr. Lincoln Andrade, a clínica de referência no tratamento do estresse elevado,  ansiedade, pânico e crises nervosas em Curitiba".