Tratamento – Transtorno Bipolar

transtorno-de-bipolaridade

Transtorno bipolar de humor: uma das doenças mais complexas de toda medicina. A doença mais complexa da psiquiatria. 

O transtorno bipolar de humor é uma doença mental frequentemente grave, caracterizada por oscilações espontâneas e instabilidade importante de humor, que pode chegar a níveis extremos. As variações de humor não são variações comuns, às quais todas as pessoas estão sujeitas. Não são simplesmente aqueles altos e baixos de humor que ocorrem na vida diária de todos nós, mas sim variações que envolvem aspectos amplos daquilo que compõe o humor de todos nós, afetando diversas funções mentais.

As mudanças de humor das pessoas que sofrem do transtorno bipolar podem ter graus variados, desde mínimas até muito graves, que não necessariamente dependem do contexto de vida das mesmas.

Existem diferentes apresentações clínicas do transtorno bipolar, e as mudanças de humor podem variar entre episódios de depressão importante, sentimento de energia e alegria intensa, irritabilidade e raiva sem controle e ideação suicida. Sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, não são incomuns em algum momento da doença.

Devido a amplitude das possíveis variações de humor, o transtorno bipolar adquire características camaleônicas, podendo se parecer, na dependência do momento, com transtornos de ansiedade, deficit de atenção ou depressão não bipolar (unipolar), e também pode estar associada a outras patologias mentais.

Muitas pessoas tem a formação da personalidade profundamente afetada pelo transtorno bipolar, pois ele tem início no final da adolescência na maioria dos casos, e pode surgir mesmo na infância. Impulsividade, agressividade, sensibilidade emocional extrema e comportamento dramático podem fazer parte desses traços de personalidade.

Muitas pessoas com  transtorno bipolar podem começar a fazer uso abusivo de álcool ou drogas para tentar lidar com estados de humor muito desconfortáveis, evoluindo as vezes para dependência química e alcoolismo. Muitas tentam suicídio e muitas se suicidam ao longo do curso da doença, em momentos de sintomas mais graves e sofrimento intenso. Devido ao risco de suicídio, e devido a outros riscos trazidos pelo transtorno em suas apresentações mais graves, a internação psiquiátrica também não é rara ao longo do tempo de doença.

Portanto, os prejuízos causados pelo transtorno podem afetar a vida do paciente como um todo: trabalho, casamento, família, relacionamentos pessoais, finanças e saúde.

O tratamento do transtorno bipolar é também complexo, envolvendo diagnóstico baseado em sintomas (não há exames que detectem o transtorno) o uso de medicamentos, psicoterapia, educação para a doença, orientação à família, cuidados com os ritmos biológicos, medidas preventivas para evitar recaídas da doença e mesmo para evitar tentativas de suicídio nos casos mais graves.

Uma quantidade não desprezível dos portadores do transtorno rejeita o diagnóstico por diferentes motivos, inclusive devido ao estigma de doença mental. Muitos abandonam o tratamento logo que melhoram, seja  por acharem que não precisam mais dos remédios ou devido aos efeitos colaterais dos mesmos, o que leva a nova recaída e mais sofrimento. O diagnóstico e o tratamento do transtorno bipolar pode ser um desafio até mesmo para psiquiatras muito experientes.

Finalmente, e não menos importante, o estresse a que os pacientes estão submetidos devido aos sintomas do transtorno facilita o desenvolvimento de doenças clínicas como diabetes, hipertensão arterial e doença arterial  coronariana, além de doenças psiquiátricas como alcoolismo e uso de drogas. A falta de compreensão da sociedade e mesmo de familiares e amigos a respeito do sofrimento mental e emocional gerado pelo transtorno agrava o nível de estresse.

O Programa de tratamento de pessoas com transtorno bipolar da clínica Dr. Lincoln Andrade foi criado levando em consideração toda a complexidade deste grave transtorno, e todas as necessidades das pessoas que sofrem com seus sintomas.

Procuramos proporcionar ao paciente tudo aquilo que faz parte do tratamento adequado e eficaz do transtorno, tanto para estabilizar o humor como para procurar evitar recaídas, tratar as crises prontamente e promover o bem estar de nossos pacientes.

Nosso programa envolve:

  • Consultas de psiquiatria com Dr. Lincoln Andrade, para diagnóstico psiquiátrico, tratamento farmacológico e educação do paciente sobre transtorno bipolar,  sintomas, diferentes episódios e fases da doença, medicamentos e efeitos colaterais
  • Psicoterapia, com foco no funcionamento psicológico da pessoa com transtorno bipolar,  para a adesão ao tratamento e promoção da sua qualidade de vida
  • Atenção à família, com objetivo de educação sobre transtorno bipolar,  melhor compreensão dos sintomas e do sofrimento do paciente e orientação sobre como ajudar no tratamento
  • Orientações quanto a fatores desencadeantes de recaídas e estratégias de prevenção
  • Orientações quanto a sinais precoces de recaída e prevenção
  • Orientações sobre possíveis comportamentos de alto risco para o próprio paciente, para familiares ou para outras pessoas e redução do risco de suicídio
  • Orientações quanto ao cuidado global com a saúde e estilo de vida saudável que todo paciente com transtorno bipolar deve seguir
  • Orientações sobre cuidados com os relacionamentos

.

Agende sua consulta hoje mesmo! Ligue (41) 30391890 ou 996437333 (whatsapp). Não atendemos convênios. 

*A clínica não se destina à internação psiquiátrica.  Nosso programa é baseado em consultas de acompanhamento dos pacientes e atenção às famílias. Nas situações em que há necessidade imperiosa de internação integral ou clínica-dia,  o paciente será encaminhado para hospital psiquiátrico qualificado.